Esportes Titulo Copa
Mbappé consolida seu status

Aos 19 anos, francês é eleito revelação da Copa, dedica título à torcida e promete fazer ainda mais

Dérek Bittencourt
16/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram


O bicampeonato da França consagrou 23 jogadores e um treinador que somaram competência e grandes apresentações à eficiência de uma seleção que ainda pode alcançar outras conquistas em um futuro próximo – com a possibilidade de sonhar com o tri no Catar, em 2022. Mas um personagem teve destaque na campanha: Mbappé. Aos 19 anos, demonstrou ser mais maduro do que muito medalhão desta Copa e ainda ficou com o título de revelação (sub-21) do torneio.

De aposta à realidade, o francês foi peça fundamental na seleção de Didier Deschamps. Terminou a Copa do Mundo com quatro gols – o de ontem, inclusive, tornou-o o segundo mais jovem a marcar numa final de Mundial, atrás apenas de Pelé em 1958, quando marcou duas vezes diante da Suécia quando tinha apenas 17 anos.

“Estou muito feliz. Tinha focado minhas ambições em termos coletivos no início do Mundial. A estrada foi longa, mas valeu a pena. Estamos orgulhosos por termos deixado os franceses contentes. Tivemos esse papel, de fazê-los esquecer todos os problemas. Jogamos por esse tipo de causa”, declarou Mbapé após a partida. E o camisa 10 francês não pretende parar por aqui. “Quero fazer ainda melhor, mas campeão do Mundo já é bom. Trabalhamos toda a temporada e agora é hora de celebrar”, afirmou.

Quem também merece menção honrosa é o atacante Griezmann, que deixou sua marca ontem e, como Mbappé, fez quatro gols no Mundial. “Honestamente, ainda não consegui assimilar o que isso (título) representa. É uma alegria, estou muito orgulhoso deste time, dos jogadores, da comissão técnica, dos médicos”, exaltou.

Deschamps entra para seleto grupo; Paris é tomada por festa

O técnico francês Didier Deschamps entrou para a história ontem ao se tornar o terceiro a ser campeão do mundo como jogador e treinador. Só o brasileiro Zagallo (em 1958, 1962 e 1970) e o alemão Franz Beckenbauer (1974 e 1990) alcançaram tal honraria.“É um prazer estar nesse círculo. Isso traz orgulho pessoal, é verdade, faz parte da minha história, mas o que é importante é que esse grupo tão jovem de jogadores conseguiu o título. Esses 23 jogadores estão ligados para sempre. A vida deles nunca mais será a mesma. São diferentes agora: campeões do mundo”, afirmou.

PARIS
As ruas da capital francesa foram tomadas por milhares de pessoas durante e, principalmente, após o jogo. Os jornais do país destacaram a conquista. “Está feito!”, publicou o Le Monde. “A Copa do Mundo é francesa”, destacou o L’Equipe.

Modric leva título de melhor jogador do Mundial: ‘saímos de cabeça erguida’
Luka Modric foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo e, ainda assim, preferiu exaltar o desempenho de sua seleção e mandar recado: “nem sempre ganha o melhor”. “Como jogamos hoje, como crescemos nesse Mundial... saímos com a cabeça erguida. Não é fácil perder uma final. Demonstramos foco, mas nem sempre ganha o melhor. Por isso o futebol é o melhor esporte do mundo. Tentamos acertar. Temos que estar orgulhosos. Deixamos no campo tudo que pudemos”, destacou. Nos títulos individuais, Hary Kane, da Inglaterra, foi artilheiro, com seis gols, enquanto Courtois, da Bélgica, foi o melhor goleiro.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;