Setecidades Titulo Pery Ronchetti
Canalização do Saracantan será concluída

Objetivo é diminuir risco de enchentes do Centro; prazo de finalização é de 18 meses

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo assinou contrato no valor de R$ 34 milhões para a finalização da canalização do Córrego Saracantan, que passa ao lado da Avenida Pery Ronchetti. As obras serão executadas pela empresa Emparsanco e têm prazo de 18 meses para serem concluídas.

O trecho do curso d'água que será canalizado tem quase 1,5 quilômetro e começa na Rua Princesa Maria Amélia, no bairro Nova Petrópolis, e vai até a Avenida Amazonas, na Vila São Pedro. O segmento do córrego no início da Pery Ronchetti já foi canalizado, o que permitiu a duplicação da via. A intervenção foi entregue em 2009.

Diferentemente da primeira etapa, não será feita a cobertura do riacho. O processo, chamado de tamponamento, só recebe outorga do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) quando a obra é de interesse público e social e tem manifestação expressa pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Segundo a Prefeitura, a canalização é necessária para evitar inundações na Avenida Pery Ronchetti. A administração afirma que as cheias ocorrem devido à "calha insuficiente do curso d'água".

Moradores do entorno relatam que os transbordamentos na via ocorrem com mais frequência nas proximidades do Centro. "Moro aqui há 20 anos e nunca vi enchente. Talvez esta obra resolva o problema por lá", avalia o vendedor Luís Alves dos Santos, 51 anos, que mora próximo à Avenida Luís Pequini. Na Avenida Amazonas, a vizinhança conta que as enchentes são comuns em dias de chuvas fortes.

Além do Saracantan, a Prefeitura pretende terminar até 2014 as canalizações do Ribeirão dos Meninos e dos córregos Ipiranga, Capuava, Pindorama e Silvina. Também está prevista para começar em novembro deste ano a construção de galerias subterrâneas sob a Rua Jurubatuba e avenidas Brigadeiro Faria Lima e Aldino Pinotti. O projeto inclui piscinão sob a área que hoje é ocupada pelo estacionamento do Shopping Metrópole. A previsão de término é novembro de 2015.

COUROS
A administração informa que a primeira etapa da avenida marginal ao Ribeirão dos Couros já está 60% concluída. O primeiro segmento, previsto para o segundo semestre, ligará a Piraporinha até a Rua Dona Maria Fidélis. O segundo trecho chegará ao Corredor ABD e deverá ficar pronto no ano que vem. As obras da etapa complementar foram iniciadas em maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;