Palavra do Leitor Titulo Artigo
Educação financeira é para todos
Do Diário do Grande ABC
29/11/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Em País tão desigual como o Brasil, falar de educação financeira pode soar como dissociação da realidade que o brasileiro vive, ainda mais com pandemia. Porém, seja você colaborador de multinacional, porteiro ou até mesmo desempregado buscando meios de se recolocar no mercado, educação financeira é questão necessária. No entanto, quando se ouve alguém falando que educação financeira é para gente rica, isso acaba passando a impressão de pessoas que não têm dinheiro, não deveriam se preocupar com as finanças pessoais. Aí que estas pessoas se enganam! Se tivéssemos aprendido isso desde a época da escola, seríamos adultos mais cautelosos, e menos suscetíveis a golpes, por exemplo.

Por outro lado, ao contrário do que muitos pregam, não quero lhe trazer receita de bolo aqui, afinal, cada um tem a sua realidade. O que eu quero dizer com isso? Educação financeira não é só sobre dizer: ‘Economize 20% de tudo que você ganha e invista que terá futuro próspero’. Economizar e investir são partes deste processo. Quando você se interessa pelo assunto, aprende a lidar melhor com o seu dinheiro, seja ele pouco ou muito. Com isso, automaticamente fica mais ligado para identificar situações que podem afetar seu bolso, como, por exemplo, uma oferta ‘irresistível’ que nem é tudo isso, ajudar você a negociar com um vendedor de algo que esteja precisando, ou então perceber que aquele determinado investimento oferecido pelo gerente do seu banco nem é tão atraente assim. Enfim, são inúmeros benefícios.

Para exemplificar, vamos à vida real, situação que passei recentemente em ligação que recebi de gerente de um grande banco:

– Olá, senhor, tudo bem? Vi que acabou de receber um dinheiro na sua conta, que tal aplicar na poupança?

– Mas a poupança tem rendimento muito baixo!

– Sim, mas tem a facilidade e a segurança para o senhor sacar a qualquer momento!

– Ok, mas se eu investir em títulos públicos, tenho o rendimento hoje de 7,75% mais taxa adicional, enquanto a poupança rende 5,43%. Detalhe, o Tesouro tem mais segurança que a poupança, e com o mesmo nível de disponibilidade de saque.

– Ok, obrigado pela atenção!

Percebe? Se eu não tivesse o conhecimento, certamente aceitaria a proposta. Portanto, educação financeira não é só sobre: ‘Preciso economizar para pensar no meu futuro’, mas também ter mais conhecimento, pois lidamos com dinheiro o tempo todo. Inclusive é fácil ajudar as pessoas todos os dias a tomarem decisões inteligentes com sua ‘grana’. E garanto que é possível, sim, uma pessoa física comum ter sucesso em sua vida financeira.

Paulo Anderson Rosseto é educador financeiro, graduado em comunicação e pós-graduado em engenharia de projetos. @chamaoinvestidor

Falta elevador

O Mercado Municipal do Rudge Ramos, em São Bernardo, que é referência para o bairro e dito como modelo, apresenta uma vergonha no que tange à falta de respeito com idosos e pessoas com deficiências físicas. Existe no local um elevador, se é que assim pode ser chamado, pois mais parece gaiola, que se encontra quebrado há mais de três anos sem nenhuma solução. Dava acesso ao mezanino, onde existem alguns comércios. Então, o local é servido somente por uma escada, odiada, é claro, pelos mais idosos. Em minha página no Facebook já comentei o fato, com fotos, mas as autoridades não deram informações de procedimentos. Inclusive dei sugestão para rampa de acesso ao mezanino, que o custo ficaria bem mais barato.

José Coutinho Simões Coutinho
São Bernardo

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na França semana passada e, lá, recebeu prêmio de revista francesa especializada em política internacional. Também foi recebido pelo presidente francês, Emmauel Macron, com quem bateu papo por mais de uma hora, inclusive sobre crise sanitária, combate às desigualdades e desmatamento. Parece que o Brasil está à deriva e as pessoas de fora procuram quem tem condição de dialogar sobre assuntos importantes, e essa pessoa nunca é o atual. Também, quando pode, só faz coisa errada, como quando ofendeu a mulher de Macron. Lula, aos poucos, vai retornando à Presidência. Mais por culpa do atual do que por méritos.

Igor Evangelista
Mauá

Vai cobrar

Ao ver o Brasil nessa pouca-vergonha em que se encontra, a esperança é que a história cobre todos que apertaram o 17 e confirmaram na urna, porque este presidente fala em racismo, homofobia, extermínio em massa e outras coisas abomináveis e não faz absolutamente nada pelo Brasil, pela segurança pública ou pelo fim da corrupção, que era o discurso dele na campanha. E esse pessoal sabia em quem estava votando, um cara que ficou 30 anos como parlamentar e só sabia colocar família e amigos para ‘mamar nas tetas do governo’. E foi mostrado para todo mundo quem era ele. E quem não viu não é por que foi mal informado. Isso tem outro nome. Um dia terão netos e seus netos irão perguntar se você votou nesse corrupto em 2018, nessa vergonha, que emporcalha o Brasil tanto aqui como lá no Exterior. A história vai cobrar.

Simone Bravo
Diadema

Ser humano

O ser humano, o homem, em sua existência material, se apresenta no avesso do que é em sua existência espiritual, gozando da vida, essência divina. A vida, qualquer que seja o estado físico do ser humano, corporal ou espiritual, habita o volume de ossos, músculos e nervos, constituintes do corpo físico. A vida é apêndice de Deus que incita o corpo físico, como se fosse corrente elétrica, proporcionando todos os atos e procedimentos por meio da consciência, materialização do espírito. O espírito é como a vida, apêndice de Deus. O ser humano, a suprema criatura de Deus, é o veículo da disseminação da vida pelo mundo físico, o universo. O ser humano é a única criatura racional no universo, sob a pena de só existir uma única verdade. Portanto, uma só consciência. Houvesse duas consciências, existiriam duas verdades, o que contradiria a unicidade do universo. A espécie humana é única. A existência de Deus exclui a possibilidade de existir mais que uma espécie humana. Houvesse duas espécies de humanos, ruiria a concepção da existência de Deus. 

Bilac de Almeida Bianco
São Caetano

Terceira via

Recentemente Sergio Moro, o candidato à Presidência que se diz a terceira via, falou em suas andanças pelo Brasil que quer discutir a criação de empregos. Ele, porém, esqueceu de dizer que, com a Operação Lava Jato – que descobrimos depois que foi ação política –, foram eliminados 4,5 milhões de vagas de emprego. Ele também, com a brincadeira da tal operação, criminalizou a Petrobras, praticamente entregue aos estrangeiros. Também com a tal operação, fez com que fossem quebradas inúmeras empreiteiras Brasil afora. Ou seja, milhares de empregos eliminados. Agora vem falar em gerar emprego? É campanha que já começa completamente fora da realidade. Vejo que estamos sem saída. Em Lula jamais votaria de novo. Quanto a Bolsonaro, me nego a falar desse senhor.

Madson Marques
Diadema

Culpados

Mais uma vez fico a pensar sobre o porquê de a nossa região não ter a expansão da rede de Metrô até a Capital. Na Semana Santa fui ao Cemitério da Vila Euclides, em São Bernardo, e vi em uma campa a mensagem ‘Aqui jaz a linha de Metrô. Saudade’. Desculpe, foi mera ilusão ótica. O governador Doria disse que não tinha verba para as desapropriações, mas, pergunto: quem construiu a linha de BRT foi a Metra, da família Setti & Braga, que construiu corredor de concreto, estações de ônibus articulados, e tudo isso sem sair R$ 0,01 sequer do governo do Estado. Portanto, a Metra tem, sim, condições financeiras para ajudar a implantar o Metrô. E em minha opinião, o maior responsável por não termos linha do Metrô na região é o prefeito Orlando Morando, juntamente com o governador. Logo virão as eleições, e eles, na maior cara de pau, virão pedir nossos votos. Mas tenho certeza que os eleitores de São Bernardo vão se lembrar do porquê de não termos Metrô.

Copiniano de Souza
São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;