Economia Titulo
Grupo Silvio Santos pode ter que vender banco para pagar o fundo
Por da Agência Brasil
12/11/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, indicou ontem, em audiência no Congresso, a possibilidade de o Grupo Silvio Santos ter que vender o Banco PanAmericano para pagar o FGC (Fundo Garantidor de Créditos).


O PanAmericano recebeu aporte de R$ 2,5 bilhões do FGC para restabelecer o pleno equilíbrio patrimonial. Segundo Meirelles, existem manifestações informais de interesse de compra da parte do Grupo Silvio Santos no PanAmericano. "Existem possibilidades aí e vamos aguardar."


No ano passado, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 739,2 milhões para adquirir parte do banco. A estatal, por meio da Caixa Participações S.A. (Caixapar), adquiriu 35,54% do capital total do banco.
Na audiência, Meirelles destacou várias vezes que o BC agiu no tempo certo no caso do rombo do PanAmericano. Ele citou que o prazo legal estabelecido para a apresentação de plano de regularização, nos casos em que são encontrados problemas em bancos, é de 60 dias. Segundo Meirelles, a solução foi apresentada antes do término do prazo.


De acordo com ele, o BC solicitou esclarecimentos sobre a situação do PanAmericano no dia 8 de setembro. O banco entregou os dados no dia 1º de outubro e pediu mais prazo para informar o valor preciso do rombo, o que ocorreu no dia 13. No início do mês, o controlador apresentou a proposta de recomposição patrimonial.
Meirelles disse ainda que a Caixa contou com avaliação de consultorias para fazer a operação "e concluiu que era uma boa oportunidade de expansão dos negócios". Ele acrescentou que a lei determina que cabe ao BC, no caso da compra de parte do PanAmericano pela Caixa, avaliar apenas a "concentração e o efeito sobre a concorrência".


Ele acrescentou que o primeiro responsável no caso de venda é o acionista controlador, além de órgãos internos das instituições e o comprador, que conta com avaliações de auditorias.
O presidente do BC disse ainda que, ao aportar recursos do FGC, o grupo manteve o valor patrimonial do PanAmericano. Segundo ele, agora é preciso esperar os resultados do negócio ao longo dos anos.
Meirelles enfatizou que o primeiro passo em casos como este é a adoção de medidas preventivas. "O BC pode determinar a capitalização, com o aporte de recursos necessários, a transferência de controle acionário se o sócio não tiver condições ou desejo de aportar os recursos, reorganização societária, mediante incorporação, fusão ou cisão."


E acrescentou que, caso as medidas não sejam implementadas no prazo, o banco é liquidado. "É o último recurso porque traz prejuízos aos depositantes e poder público".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;