Esportes Titulo
Italiano Pierluigi Collina será o árbitro da final
Do Diário OnLine
27/06/2002 | 06:15
Compartilhar notícia


Collina posa com a bola do jogo. Foto: Divulgação Fifa Deu a lógica. O italiano Pierluigi Collina será o árbitro da final da Copa do Mundo de 2002, entre Brasil e Alemanha, no próximo domingo. Collina será auxiliado pelo inglês Philip Sharp e pelo sueco Leif Lindberg. O escocês Hugh Dallas será o quarto árbitro do jogo. Para a partida pelo terceiro lugar, entre Turquia e Coréia do Sul, sábado, a Fifa escalou o árbitro Saad Mane, do Kuwait, que será assistido pelo saudita Ali Al Traifi e pelo canadense Héctor Vergara. O quarto árbitro será o mexicano Felipe Ramos Rizo.

Aos 42 anos, árbitro desde 1º de janeiro de 1995, Collina é considerado o melhor árbitro do futebol mundial na atualidade. O famoso italiano comandou duas partidas nesta Copa do Mundo: Argentina 0 x 1 Inglaterra (pela primeira fase, em 7 de junho) e Japão 0 x 1 Turquia (pelas oitavas-de-final, em 18 de junho).

Collina foi escalado intencionalmente para comandar o duelo Argentina x Inglaterra, considerado o 'jogo de risco' desta Copa por causa da histórica rivalidade envolvendo as duas seleções.

Famoso por ser disciplinador e rigoroso no cumprimento da regra, Collina controlou com maestria os ânimos no jogo Argentina x Inglaterra e aplicou apenas três cartões amarelos (para os ingleses Emile Heskey e Ashley Cole e para o argentino Gabriel Batistuta). Na partida Japão x Turquia, bem menos badalada e tensa, Collina deu quatro cartões amarelos (para os turcos Alpay Ozalan, Ergun Penbe e Hakan Sükur e para o japonês Kazuyuki Toda).

Pierluigi Collina apitou três partidas da Copa de 1998, nenhuma envolvendo Brasil ou Alemanha (Holanda 0 x 0 Bélgica, Argentina 5 x 0 Jamaica e França 2 x 1 Dinamarca). O italiano cita como as partidas mais importantes de sua vida a final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Atlanta/96, entre Nigéria e Argentina, e a final da Liga dos Campeões da Uefa de 1999, entre Manchester United e Bayern de Munique.

Nos últimos dois anos, Collina comandou duas partidas importantes da Alemanha em competições oficiais. Curiosamente, ambas contra a Inglaterra – ambas com derrota do 'Mannschaft' diante do 'English Team'. A primeira foi pela Euro 2000, em 17 de junho, Inglaterra 1 x 0 Alemanha. A segunda foi pelas eliminatórias para a Copa de 2002, em 1º de setembro de 2001. Esse jogo foi simplesmente histórico: a Inglaterra massacrou a Alemanha por 5 a 1, em pleno estádio Olímpico de Munique.

Do alto de seus 1,88 metro e 75 kg, Collina cita o basquetebol como seu segundo esporte favorito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;