Política Titulo São Caetano
Vereadores e professores entram em conflito em São Caetano

Associação de docentes vaia parlamentares, que reagem às manifestações durante sessão

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
23/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em sessão tumultuada, os vereadores de São Caetano aprovaram ontem projetos de lei que amplia as categorias de professores contemplados com abono salarial, que aumenta o número de bolsas de estudo na Fundação das Artes e que reajusta em 3,08% nos salários dos servidores do Legislativo.

Professores filiados à recém-criada Aspescs (Associação dos Profissionais da Educação de São Caetano) compareceram na Casa e protestaram contra os parlamentares. Eles reivindicam a incorporação do abono aos vencimentos e o acréscimo nos salários de professores que trabalham na rede estadual. Também há cobrança pela retomada do plano de Saúde aos servidores da Prefeitura – funcionários utilizam a rede pública desde que o Paço rompeu contrato com a GreenLine por suspeita de irregularidades.

Houve vaias e gritos durante os trabalhos, fato que irritou os vereadores. Os parlamentares chegaram a acordo para votação sem encaminhamento de posicionamento para evitar o confronto com os professores. Os três projetos foram avalizados por unanimidade, em primeira e segunda discussões, já que houve sessão extraordinária.

O presidente da Câmara, Pio Mielo (PMDB), saiu em defesa dos vereadores. “Tenho respeito a todo tipo de manifestação, mas os manifestantes que aqui estiveram foram irresponsáveis, irracionais e intolerantes. Nenhum vereador conseguiu falar, não deixaram ninguém falar, mostra o quanto imaturo eles (manifestantes) foram. Não apresentaram pauta concreta do que querem, virou uma reclamação generalizada”, disparou o peemedebista. “Como professor comungo das principais reivindicações da categoria. Mas com diálogo. A Câmara está aberta às discussões.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;