Nacional Titulo
França quer financiar Instituto Raoni
Por Do Diário do Grande ABC
05/05/2000 | 14:44
Compartilhar notícia


O governo francês está disposto a financiar estudos de viabilidade do projeto que pretende criar o Instituto Raoni na selva amazônica brasileira, disse nesta sexta-feira, em Paris, a ministra do Meio Ambiente, Dominique Voynet.

Voynet recebeu Raoni, cacique da tribo Caiapó, que em 1989 lançou um chamado de ajuda para proteger a selva contra lenhadores e garimpeiros.

Graças a personagens como o cantor britânico Sting, mais de US$ 350 mil foram arrecadados e usados para criar uma reserva protegida.

A reserva Caiapó, oficializada em 1993, e o Parque Nacional do Xingu cobrem 180 mil km, nos Estados do Mato Grosso e do Pará, uma superfície que corresponde a do Estado da Flórida, nos Estados Unidos.

A populaçao desta área protegida, a maior do Brasil, é de cerca de 10 mil índios, de 16 tribos, instaladas em 20 aldeias. A maioria destas tribos descobriu a civilizaçao ocidental nos anos 60. Elas sabem que nao podem continuar vivendo isoladas, mas, ao mesmo tempo, nao querem perder sua cultura, sua dignidade e sua terra.

Autoridades brasileiras e a FUNAI (Fundaçao Nacional do Indio) informaram que a Associaçao Para a Selva Virgem (francesa) quer construir o instituto Raoni no interior da reserva.

``Trata-se de ajudar os índios a ser economicamente independentes', disse Jean-Pierre Dutilleux, presidente da associaçao, que apoia Raoni desde 1978 e que nesta sexta-feira acompanhava o cacique em sua visita à ministra Voynet.

Raoni expôs a situaçao de sua regiao à titular da pasta do Meio Ambiente e fez um balanço dos progressos alcançados, além de assinalar alguns problemas de demarcaçao de fronteiras.

O projeto do Instituto Raoni, com inauguraçao prevista para 2005, consiste em criar, no coraçao da reserva, um conjunto de cinco centros: hospitalar, cultural, de pesquisas, de comunicaçao e de habitaçao, com um custo avaliado em US$ 3 milhoes.

O hospital será dirigido por um médico brasileiro (o hospital mais próximo se encontra a 350 km. Os pesquisadores, também brasileiros, se concentrarao na botânica, na etnologia e na biodiversidade, e também serao responsáveis pela formaçao dos índios.

O centro cultural irá comportar uma escola primária e outra secundária, para os nativos, uma sala de conferências e de vídeo e uma biblioteca.

O centro de comunicaçao supervisionará a reserva e se comunicará com o exterior, enquanto uma estaçao de rádio transmitirá para os índios.

O endereço na Internet dos defensores da selva amazônica é: www.raoni.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;