Turismo Titulo Bruges
Cenário que parece até pintura

Linda e romântica, a pequena Bruges, na Bélgica, conserva diversas construções medievais

Por Vinícius Castelli
Diário do Grande ABC
02/06/2016 | 06:32
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Não é só a Itália que encanta com seus passeios por canais charmosos e inesquecíveis em Veneza. Também na Europa, uma pequena cidade situada na Bélgica oferece esse e diversos outros atrativos. Elegante e ímpar, Bruges, que fica a 97 quilômetros da capital Bruxelas – de onde pode ser acessada de trem –, é local que tem de ser experimentado por quem estiver passeando pelo Velho Continente.

Com ruelas que fazem o visitante esquecer em que ano vive, Bruges tem ‘ares medievais’ e construções que datam dos séculos 12 e 13, e em perfeito estado. Romântica e pitoresca, Bruges deve ser descoberta sem pressa, até mesmo porque é uma cidade que pode ser absorvida em um dia ou dois, no máximo.

Bruges também vale ser visitada em bate e volta para quem estiver na capital belga ou em Paris, por exemplo. A dica é: se puder visitá-la durante a semana vai se deparar com menos turistas, já que é um dos locais mais disputados da Bélgica.

Comece o passeio, a pé, pelo centro histórico, na Praça Markt, coração da cidade. Nela, aproveite para visitar a Torre Belfort, ou Campanário Belfry, que data dos anos 1200. Conta com 47 sinos que produzem diversas sinfonias. Lá do alto, a vista é incrível. Mas é necessário subir 366 degraus e desembolsar algo em torno de R$ 20 por pessoa. Se subir com calma vale o esforço.

Outro local que deve ser visto de perto é a Basílica do Sangue Sagrado (Heilig Bloed Basiliek), que data do século 12 e fica perto do prédio da prefeitura, na Praça Burg. Com entrada gratuita, a igreja é conhecida por mostrar ao público, toda sexta-feira, uma garrafa que dizem ter o sangue de Jesus Cristo. O material chegou na cidade em 1250, trazido pelo Conde de Flandres.

Entre um prédio histórico e outro, para quem quiser ver uma obra de Michelangelo, basta ir até a Igreja de Nossa Senhora. Lá está a escultura chamada Madonna de Bruges.

Separe um tempo, ainda que não esteja cansado de explorar a cidade a pé, para fazer um passeio de barco pelos bucólicos canais de Bruges. Com companhia ou sem, vale a pena e com certeza renderá fotos lindas. Outra boa opção são os passeios feitos em carruagens. Se cansar de Bruges, vá até Bruxelas. É tudo perto mesmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;