Política Titulo Saúde
Donisete pleiteia aumento de repasse ao Hospital Nardini

Primeira missão do novo secretário de Saúde será reajustar aporte de R$ 1 mi de custeio por mês

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
22/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel 26/8/14


Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) disse que vai buscar agenda com o secretário de Saúde do Estado, David Uip, com o intuito de aumentar o repasse que a cidade recebe mensalmente para custeio do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, o principal do município. Articular a majoração no recurso será a primeira missão de Luís Fernando Nogueira Tofani, novo chefe da Pasta no município. Atualmente, o repasse é de R$ 1 milhão por mês.

“Vou buscar essa agenda com o David Uip para mostrar que, apesar da situação financeira do País, precisamos de mais dinheiro para investimentos importante na área de Saúde em Mauá”, apontou Donisete.

O comando da Saúde em âmbito municipal passou por mudanças na última semana. Célia Bortoletto aceitou convite do novo secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), para ser adjunta na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Essa foi a segunda troca no comando da Pasta em dois anos e meio – antes, Lumena Furtado deixou primeiro escalão mauaense para atuar no governo federal. Tofani era secretário adjunto de São Bernardo.

“Ela (Célia) deu sequência ao trabalho que já tínhamos iniciado. Agora, o desafio do novo secretário é continuar esse trabalho”, indicou o prefeito. Donisete relatou também que implementação de processo informatizado nas unidades de Saúde do município é outra missão do novo secretário. “O mais importante é criar processo de informatização para montar um histórico dos pacientes e consequentemente melhorar o atendimento na cidade”, explicou o prefeito.

A saída de Célia não foi a única troca na área de Saúde. Superintendente do Hospital Nardini, Morris Pimenta e Souza pediu desligamento do centro médico por motivos pessoais. José Alexandre Buso Weiller, até então secretário adjunto de Saúde de Mauá, assume.


VESTIBULAR
Com Mauá escolhida como uma das cidades que terão curso de Medicina pelo Ministério da Saúde e da Educação – baseado em parte do Programa Mais Médicos –, Donisete revelou que pretende organizar vestibular em 2015.

“Já queremos ter o vestibular ainda neste ano. Com isso, pretendemos buscar transformação do Hospital Nardini em hospital-escola e assim conseguir recursos do Ministério da Educação para a melhora do local”, afirmou Donisete. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas para o curso em Mauá.

Donisete enfatizou a busca por melhorias na área e falta de recursos. “O que estamos fazendo são várias ações no sentido de melhorar a Saúde em Mauá. É uma luta permanente com poucos recursos.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;