Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Plugins do WordPress: O excesso deles pode prejudicar o seu blog
Da Redação
Do 33Giga
14/02/2019 | 12:18
Compartilhar notícia


*Por Alan Medeiros

Tudo na vida que é demais faz mal. Muitos exercícios físicos, muita comida, muito café, enfim. Quantidade não é qualidade e o mesmo vale para os plugins na hora em que você for criar um blog em WordPress.

Um dos motivos que colocou o WordPress no top 10 das plataformas mais utilizadas é justamente a sua ampla variedade de plugins. Alguns já são pré-instalados enquanto outros podem ser opções.

Caso você seja marinheiro de primeira viagem navegando na blogosfera, vale lembrar que plugins são extensões, ferramentas que servem para adicionar melhorias para o seu blog. Se vale a metáfora, assim como um carro pode contar com peças que visam melhorar a sua performance, o WordPress também pode se tornar ainda melhor graças aos plugins.

Existem plugins para as mais variadas funções. Se o seu projeto web é uma loja virtual, há uma ferramenta como o WooCommerce. Agora, se você quer melhorias no SEO do seu blog, o Yoast SEO está aí para isso.

Leia mais
Quer criar um site? Conheça plataformas gratuitas e simples para realizar a tarefa
Sites e ferramentas para quem trabalha com redes sociais
Aplicativo brasileiro permite criar e editar vídeos para as redes sociais

Cuidado com o excesso de plugins

É tentador descobrir uma considerável quantidade de plugins e ver o quanto podem ajudar o seu site. Diante disso, alguns empreendedores desavisados entopem o seu WordPress com todo o tipo de ferramenta que encontram. Ao fazer isso, entretanto, aos poucos o blog pode apresentar alguns sintomas indicando que algo está errado.

Lentidão e erros de funcionamento são os problemas mais evidentes. Esses problemas surgem porque alguns plugins efetuam muitas consultas na base de dados do sistema. Dessa maneira, eles acabam sobrecarregando algumas funções internas do blog, prejudicando o seu funcionamento e, obviamente, o seu projeto.

Há também a possibilidade de um plugin entrar em conflito com outro plugin, o que pode gerar travamentos ou até alguma anormalidade nas funcionalidades do blog.

Por isso, alguns especialistas apontam que contar com cerca de 20 plugins já é uma boa quantidade para blogs considerados de médio porte.

Soluções para o problema de plugins

Apesar de ser tentador imaginar o seu blog devidamente equipado, a saída para evitar os exageros é contar apenas com aqueles plugins que realmente poderão agregar melhorias no seu projeto.

Além disso, quem disse que para ter o blog dos seus sonhos é necessário empilhar plugins? Existem recursos que podem auxiliar você nesse processo. Veja abaixo alguns dos mais recomendados.

1. Contar com uma boa hospedagem de sites

Algumas empresas de web hosting oferecem o serviço de hospedagem WordPress, que é útil para quem utiliza essa plataforma.

A vantagem dessa hospedagem é proporcionar recursos que tornam o seu blog WordPress mais rápido e eficiente. Entre as funções disponíveis estão: instalação em um clique, suporte técnico, bom espaço em disco e mais velocidade de carregamento.

Além disso, se o motivo da lentidão do seu blog é o alto volume de tráfego e o seu atual plano de hospedagem não tem condições de atender a tanta demanda, vale trocar o provedor. Uma boa hospedagem de site pode beneficiar o seu blog em WordPress.

2. Otimização de imagens

Imagine um caminhão carregando excesso de carga. Assim é um blog com postagens contendo imagens pesadas e de resolução muito alta.

Ao otimizar as imagens, a tendência é que o seu blog vai consumir menos espaço no servidor, bem como poderá ter uma melhoria em seu posicionamento nas páginas de resultado do Google.

É óbvio que a plataforma WordPress disponibiliza alguns plugins que possuem o objetivo de otimizar as imagens, mas como agora o objetivo é procurar alternativas, algumas delas são optar pelos formatos ideais de imagem, que são JPG e PNG.

É possível também utilizar algumas ferramentas que podem comprimir facilmente a imagem, tais como o Photoshop e o Gimp.

3. Templates de qualidade

Assim como plugins, o WordPress também oferece uma quantidade considerável de templates. Se você quer o melhor desempenho para o seu blog, preste também atenção no layout que você está utilizando.

Para conferir mais profissionalismo ao seu projeto, opte por templates pagos. Eles possuem mais recursos de customização e mais uma série de vantagens que melhoram o seu blog e compensam o valor investido neles.

Saiba evitar os problemas com os plugins

Nem o excesso e nem a escassez, pois o equilíbrio é a solução quando o assunto diz respeito à quantidade de plugins em seu blog WordPress. Por isso, na hora em que você for instalar alguns deles no seu blog, pense na funcionalidade real que eles trarão.

Será que já não tenho no blog um plugin que faz a mesma função desse que está prestes a ser instalado? Essa é uma pergunta importante a ser feita na hora de adotar mais um plugin para a sua coleção.

Há algumas ferrametnas que realmente valem a pena ter à disposição, tais como o WooCommerce, caso o seu projeto seja uma loja online. Por outro lado, lembre-se que ter plugins demais não traz facilidade, muito pelo contrário.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

 
 
  • beats-studio3-wireless
  • JBL Tune 110 BT. O teste completo você vê em http://tinyurl.com/yb6ecbmf
  • Sony_Xperia XZ2_Preto
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.