Claúdio Conz Titulo
Uma loja para aprender

Como já comentei em outras ocasiões nesta mesma coluna, um dos maiores desafios do setor da construção civil é a questão da qualificação profissional

Por Cláudio Conz
28/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Como já comentei em outras ocasiões nesta mesma coluna, um dos maiores desafios do setor da construção civil é a questão da qualificação profissional. De olho nesse gargalo, a Anamaco, já há alguns anos, decidiu investir num projeto de loja modelo, para treinar vendedores, promotores, arquitetos, pedreiros, eletricistas, enfim, uma gama diversa de trabalhadores do setor. E desde sua criação, em 2003, a Loja Escola do Varejo da Construção Civil José Olavo Nogueira tem sido um sucesso.

A Loja Escola é uma unidade modelo, localizada na região da Barra Funda, em São Paulo, que oferece um conceito diferenciado no segmento da construção: são mais de 1.200 m², com arrojado layout interno e um showroom com as principais marcas de materiais de construção. Nesse ambiente exclusivo, os lojistas de todo o Brasil têm à sua disposição uma loja com autosserviço, onde as empresas parceiras expõem toda a sua linha de produtos e serviços, bem como seus lançamentos e promoções.

Imagine só poder aprender na prática técnicas de venda e a montagem e exposição das mercadorias, ou o pós-venda, experimentando e vivenciando na prática as situações. Lojistas de todo o País visitam periodicamente o espaço, que tem sido utilizado como local de treinamento e reciclagem de funcionários.

Um dos cursos que têm agitado o espaço é o de Gerenciamento por Categoria. Nele, o pessoal praticamente desmonta a loja e monta tudo de novo, tendo em mente valiosas estratégias baseadas no comportamento do consumidor. Além desse, diversos outros movimentam a Loja Escola periodicamente, como Merchandising no Ponto de Venda, Merchandising na Visão do Consumidor, Gestão em Logística, entre outros.

TREINAMENTO DE ELETRICISTAS - Outro projeto que tem animado os profissionais do setor e que acontece aos fins de semana são os cursos voltados aos eletricistas. O curso, que é gratuito e oferece certificados aos participantes, aborda as matérias-primas dos condutores de baixa tensão; normatização; diferenças entre fio, cabo e cabo flexível, instalações elétricas de baixa tensão, entre outros assuntos técnicos, com o propósito de minimizar os acidentes, que são frequentes quando o assunto é rede elétrica. Acreditamos que cursos como estes podem ser essenciais para melhorar a qualidade de vida e ampliar oportunidades aos trabalhadores de menor renda e este também é um dos intuitos da Loja Escola.

BANHEIROS INTELIGENTES - Uma outra proposta bacana que está em exposição na Loja Escola são os banheiros inteligentes. A ideia é divulgar aos lojistas e à população em geral que algumas mudanças no ambiente nos ajudam a viver em mais segurança e com maior conforto. Este banheiro vem equipado com piso antiderrapante, barras de apoio, lavatório com barras, torneira eletrônica/com alça, espelho reclinável, bacia com acento especial, interruptores mais baixos que a altura padrão para facilitar o alcance, tapetes antiderrapantes, cadeira retrátil para banho e telefone para que o socorro venha logo em caso de acidente. É muito importante ampliar as condições de acesso e inclusão desses produtos no ambiente, por meio de mecanismos que promovam a acessibilidade e a segurança em todas as instalações residenciais - a Anamaco quer incentivar e divulgar iniciativas como esta.

MELHORANDO OS NEGÓCIOS - A Loja Escola é um importante espaço de debate, produção de conhecimento, formação e, por que não, melhoria nos negócios. Muitas ideias que dão certo na indústria e no comércio acabam chegando à entidade, que atua como grande distribuidor das novidades, juntamente à Universidade Corporativa Anamaco, que também funciona no local.

Vale a pena fazer uma visita. Para os lojistas, é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre os produtos e as novidades em materiais para a exposição. Além disso, os cursos de aperfeiçoamento contribuem para a profissionalização de vendedores e promotores do pequeno e médio varejo, que muitas vezes carecem desse tipo de formação.

As soluções práticas da loja fazem a diferença nos negócios, melhorando as vendas e trazendo benefícios a todos. Para conhecer a programação de cursos ou agendar uma visita, visite a página da loja no site da Anamaco: http://www.anamaco.com.br/loja_escola.php




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;