Setecidades Titulo
Vai e Vem do Bem faz blitze de arrecadação
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
28/10/2010 | 09:20
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


As blitze da Campanha Vai e Vem do Bem, lançadas no início do mês pelo Diário, já arrecadaram mais de 400 quilos de jornal nesta semana em residências do Grande ABC. Hoje será a vez de Mauá e Ribeirão Pires. Mediante marcação de visita, equipes do Diário vão às casas de leitores para efetuar o recolhimento. As blitze acontecem durante uma semana no fim de cada mês.

O objetivo da ação é arrecadar jornais que seriam descartados pela população. Com a venda do material, o recurso será destinado a instituições de caridade a cada três meses de arrecadação.

Cláudio Lotto, 57 anos, morador da Vila Duzzi, em São Bernardo, colaborou com a doação de 165 quilos de jornal. "É a primeira vez que vejo essa iniciativa partir de um jornal. Me sinto satisfeito em ajudar uma causa nobre", disse o autônomo, que acumulou exemplares de diversos jornais durante três anos.

Eunice Rocco, 62, dona de casa do bairro Assunção, em São Bernardo, fez questão de guardar um montante para ser doado em prol da campanha. "Acho interessante a iniciativa porque até quem não é assinante pode contribuir. É prático, recolhem em casa, não temos esforço e ajudamos quem precisa."

MEIO AMBIENTE - A proposta não beneficia apenas as instituições, mas também colabora com a preservação do meio ambiente, pois o material que comumente é descartado em vias públicas ou em lixo comum tem potencial para poluir o ar e motivar um problema público de saúde.

Para o ambientalista Virgílio de Farias, presidente da ONG MDV (Movimento em Defesa da Vida), a compensação do ato pode ter impacto ambiental positivo a longo prazo. "O cidadão consciente vai ajudar a preservar e recuperar o meio ambiente, contribuindo para a saúde preventiva e não curativa. Porém, falta sensibilidade. Consciência todos temos. Resta exercer a cidadania." Dependendo da condição do material, a decomposição do jornal pode levar de três meses até anos. O especialista explica as consequências benéficas do reúso do material. "A reutilização causa a menor destruição de árvores. E, se pensarmos em reaproveitamento, o jornal torna-se matéria-prima para comerciantes", conclui.

Informações sobre doações podem ser obtidas pelo telefone 4435-8306.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;