Setecidades Titulo Meio Ambiente
Sto.André conquista selo verde

Cidade foi única da região contemplada com título
Município Verde Azul por seus projetos ambientais

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Santo André foi a única cidade da região e a maior da Grande São Paulo a receber a certificação da sétima edição do Programa Município Verde Azul, do governo do Estado, que contempla as cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Os vencedores que compõem o Ranking Ambiental Paulista 2014 foram anunciados na tarde de ontem, em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo estadual.

Dez diretivas são avaliadas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Na pontuação, que vai de zero a 100, Santo André ficou na 85ª colocação,com nota 82,99, ante 78,5 no ano passado. Só são reconhecidas pelo exemplo ambiental as cidades que conquistam nota acima de 80. Neste ano, 118 municípios foram premiados e o primeiro lugar foi para Botucatu, com 98,02. O certificado garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o governo do Estado por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição). Santo André conquistou ainda o Prêmio Franco Montoro pela melhor colocação entre as cidades que integram a Bacia do Alto Tietê. “Tivemos um número muito grande de municípios que conseguiram a certificação, que não é fácil de ser conquistada, pois a cada ano o programa vai acrescentando rigor para se atingir as metas”, salientou o secretário estadual de Meio Ambiente, Rubens Rizek.

“O programa tem como objetivo descentralizar a agenda ambiental, valorizando a participação da sociedade, e vem ganhando adesão paulista”, ressaltou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado, Julio Semeghini, que representou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na solenidade.

Os prêmios andreenses foram recebidos pelo diretor do departamento de gestão ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Carlos Pedro Bastos. Ele destacou algumas das ações que contribuíram para o êxito da cidade. “Podemos ressaltar o Parque Celso Daniel, que foi todo reformado e é continuamente melhorado. Também fizemos o novo decreto de licenciamento ambiental, que facilita para o empreendedor aprovar projetos, atendendo às questões ambientais. A fiscalização de poluentes por veículos da frota pública a diesel é outro destaque. É todo um trabalho que vem de encontro à necessidade da população, com qualidade de vida cada vez melhor.”

Demais municípios registram pouca evolução na análise

As outras cidades do Grande ABC demonstraram pouca evolução nos critérios impostos pelo Programa Município Verde Azul, em comparação com o Ranking Ambiental Paulista 2013.

São Caetano passou de 62 para 65,82 (208ª colocação); Ribeirão Pires, de 43,3 para 61,30 (236ª); Mauá saiu da nota 40 para 51,91 (295ª), Rio Grande da Serra, de 27 para 28,88 (411ª); e Diadema, que registrava 15,3, pontuou com 28,14 (417ª). São Bernardo não se cadastrou para participar do programa e apareceu no ranking na 584ª lugar, com 1,79. A nota refere-se ao monitoramento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) ao Ictem (Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana de Município) e ao IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos).

O município mauaense destacou como uma das principais ações deste ano o Plano de Arborização Urbana, em Parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no qual todas as árvores serão catalogadas conforme seu estado fitossanitário.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também pretende, em 2015, executar projeto semelhante junto à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP – Universidade de São Paulo), de Piracicaba, para fazer o levantamento de toda a arborização urbana da cidade (estimada em 66 mil árvores). O contrato será assinado nas primeiras semanas de janeiro. O prazo dos trabalhos será de 12 meses, com investimento municipal de R$ 800 mil.

As demais prefeituras da região não retornaram os questionamentos dos destaques da área ambiental executados ao longo de 2014.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;