Cultura & Lazer Titulo
Indústria do medo em ‘violência s.a.’
Por Daniel Gutierrez
Especial para o Diário
27/05/2006 | 08:57
Compartilhar notícia


Sob a ameaça dos ataques atribuídos ao crime organizado paulista e movida pelos boatos de que o governo estadual havia decretado toque de recolher, a população saiu em fuga desesperada. O pânico supera a razão e os moradores da Grande São Paulo se rendem à cultura do medo. Nessa órbita gira o documentário Violência S.A. (2005), que mostra como o medo generalizado contribui para o crescimento da criminalidade urbana.

O filme será exibido neste sábado gratuitamente no Espaço Arte-Cidadania (al. Nothmann, 1.029), seguido por um debate. E neste domingo, às 23h, a TV Cultura também exibe o documentário. Escrito e dirigido por Eduardo Benaim, Jorge Saad Jafet e Newton Cannito, o filme mostra que o pânico generalizado é mais perigoso que as ameaças dos bandidos. Isso porque a paranóia começa com fatos reais, porém os exacerba de forma irracional, gera uma série de medidas de auto-defesa e acaba contribuindo para o aumento da violência. Mostra cidadãos paulistas tentando encontrar soluções individuais para o problema, gerando, com isso, verdadeiras catástrofes públicas.

Violência S.A. aborda também como o medo pode ser rentável, inflando o mercado de seguranças particulares, carros blindados, armas de fogo, chips, satélites, bunkers residenciais, entre outros. Para retratar o contraste entre a má distribuição de renda e as vendas de carros blindados, os diretores usam um paulistano típico, que é narrador e personagem ao mesmo tempo. Ele sai às ruas à procura de pessoas acuadas, especialistas, policiais e outros personagens, numa narrativa tragicômica.
(Supervisão Alessandro Soares)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;