Cultura & Lazer Titulo
Cláudio Heinrich em novo desafio
Márcio Maio
Da TV Press
04/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A reação inicial de Cláudio Heinrich ao receber do autor Tiago Santiago as primeiras informações sobre Caminhos do Coração, da Record, foi de susto.

O ator, que interpreta o ambicioso Danilo na história, já estava preparado para encarar mais um galã disputado por jovens sensuais quando se deparou com uma característica inesperada do executivo: a homossexualidade. “Esse papel fugiu completamente dos tipos que já ganhei na TV. Posso dizer que foi um dos mais trabalhosos na hora da composição”, afirma.

A primeira coisa que Cláudio fez para construir Danilo foi tentar amenizar o sotaque carioca, já que a trama se passa em São Paulo. Para isso, contou com o suporte da fonoaudióloga Leila Mendes.

Passada a preocupação com a fala, o ator passou a trabalhar sua expressão corporal com Helena Varvaki e, para chegar ao tom de comédia planejado, assistiu a vários episódios da série americana Will & Grace. “De certa forma, eles vivem uma situação parecida com a do Danilo e da Lúcia na novela”, opina, referindo-se à personagem da colega Fernanda Nobre. Danilo e Lúcia são muito amigos e fingem, para a família do rapaz, que são noivos.

Nos próximos capítulos, está previsto o casamento dos dois personagens. Mesmo com toda essa preparação, a cara de Danilo só ficou mesmo definida para Cláudio depois que o ator conversou com um de seus melhores amigos.

“Ele é praticamente o Danilo”, resume. Foram muitos papos e trocas de experiências que ajudaram Cláudio não só a definir jeito e perfil do personagem, mas também a não carregar demais nas “pintas” em cena. “A idéia é fazer comédia, mas não precisamos denegrir a imagem de ninguém ali.”

Antes de a novela entrar na grade da Record, uma das maiores preocupações de Cláudio era a reação dos telespectadores. Mais especificamente, do público feminino.

Acostumado com o assédio e com as cantadas das fãs, o rapaz não imaginava o que poderia ouvir delas ao aparecer paquerando e se insinuando para homens na TV.

Mas, até agora, a repercussão tem sido positiva. E, apesar de interpretar um gay, não aumentaram as cantadas do público masculino. Mas Cláudio tem uma boa explicação para isso. “Desde a época em que eu era paquito da Xuxa, tenho uma legião de fãs gays. Isso já era normal antes”, justifica.

Apesar da boa recepção que vem recebendo do público, Cláudio não acredita que o personagem possa evoluir na trama e ganhar um par romântico masculino. O ator torce para que isso aconteça, mas acha a sociedade atual hipócrita e despreparada para ver cenas de romance entre pessoas do mesmo sexo na TV. “Todo mundo adora dizer que tem cabeça aberta, mas na hora de acontecer mesmo, sempre condenam. Vai demorar muito ainda.”

A entrada de Cláudio em Caminhos do Coração não estava prevista. Inicialmente, o ator estaria no núcleo de jornalistas de Vidas Opostas, sua antecessora. Mas, depois de ser agredido por um suposto fã que exigia uma foto com o ídolo em uma boate carioca, o ator precisou ficar meses em tratamento.

Na época, Cláudio teve um copo quebrado em seu rosto. Por conta disso, até hoje o ator tem restrições de horários para tomar sol e pensa em se submeter a uma cirurgia plástica para amenizar uma discreta cicatriz próxima ao pescoço. “Quando vi aquele sangue, achei que nunca mais fosse trabalhar na TV”, lembra Cláudio.

Início precoce - Cláudio Heinrich tem 35 anos e já acumula 19 de carreira. O ator começou na vida artística como assistente de palco do Xou da Xuxa, em 1989, no grupo dos paquitos. Foram três anos de experiência no programa que chegaram a lhe render um papel no longa Sonho de Verão. Fez, em 1995, o professor Dado no primeiro grupo de Malhação; o Frederico de Era uma Vez (1998); Globo Ecologia, por seis anos; o índio Tatuapu em Uga Uga (2000). Está na Record desde 2005.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;