Internacional Titulo
Ameaça de erupçao do vulcao Oyama evacua ilha japonesa
Do Diário do Grande ABC
27/06/2000 | 09:23
Compartilhar notícia


O mar amanheceu fervendo e apresentando uma cor esbranquiçada esta terça-feira, em torno da ilha japonesa de Miyakejima, a 150 km ao Sul da capital Tóquio, o que foi interpretado como sinais de uma iminente erupçao do Monte Oyama, obrigando mais de 2 mil pessoas a evacuar suas casas.

A Agência Meteorológica Nacional confirmou que o vulcao do Monte Oyama, na ilha de Miyakejima, começou a mostrar os sinais de uma erupçao submarina. Sua erupçao anterior, em 1983, destruiu 400 casas neste balneário de verao, freqüentado principalmente pelos amantes dos esportes náuticos.

Segundo o vulcanólogo Tsutomu Takeuchi, é possível que a erupçao já tenha começado, como indicam as grandes bolhas de vapor visíveis na superfície do mar, a algumas dezenas de metros da costa da ilha, dominada pelo vulto do vulcao, que atinge 813 metros de altura.

Pouco depois do meio-dia desta terça-feira, já haviam sido registrados 2.533 tremores de terra. O mais forte de todos alcançou quatro graus na escala Richter. A freqüência e potência dos tremores tendiam a ser ainda mais freqüentes à tarde.

Todos os habitantes de Miyakejima se prepararam com calma para esta nova manifestaçao de força da natureza. Após o lançamento do plano de emergência de segunda-feira à noite, 2.144 dos 3.900 habitantes da ilha, domiciliados nas ladeiras Leste e Oeste da montanha, abandonaram suas casas, levando apenas algumas maletas e seus animais de estimaçao.

As autoridades alojaram os habitantes no ginásio da escola local e em outros prédios públicos, situados na parte Norte da pequena ilha, menos exposta. O governo mobilizou treze navios, vários helicópteros e uma equipe médica, para qualquer emergência. Por precauçao, os quatro vôos diários entre Tóquio e a pequena ilha foram suspensos.

Miyakejima, uma das sete ilhas do arquipélago de Izú, é muito freqüentada também pelos amantes da caça submarina.``De vez em quando sentimos tremores de terra, mas por enquanto nao tememos uma erupçao maior, que pudesse soterrar nossas casas sob a lava', disse Rie Noda, funcionária de um centro de esportes náuticos.

O vulcao entrou em erupçao em 1940, 1962 e 1983, o que indica uma atividade média histórica de cerca de 20 anos. Na última erupçao, mais de 400 casas e edifícios foram destruídos ou danificados pela lava, na ladeira Oeste, mas nenhum habitante ficou ferido.

O arquipélago do Japao tem vários milhares de vulcoes, alguns deles com histórico de atividade recente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;