Internacional Titulo
China quer dialogar com Taiwan mas nega independência
Por Do Diário do Grande ABC
18/03/2000 | 14:32
Compartilhar notícia


O governo chinês afirmou neste sábado que jamais permitirá a independência de Taiwan, mas disse estar aberto ao diálogo com o novo presidente eleito, Chen Shui-bian.

``A eleiçao de um novo líder em Taiwan nao pode mudar o fato de que Taiwan faz parte do território chinês', afirmou o governo de Pequim em sua primeira reaçao à vitória do independentista Chen, citado pela agência Nova China.

``O princípio de 'uma China' é condiçao prévia para uma reunificaçao pacífica', afirmou o departamento de assuntos taiuaneses do governo chinês em um comunicado.

``A independência de Taiwan de qualquer forma jamais será permitida', diz o comunicado. ``Só há uma China e Taiwan é uma parte inseparável do território chinês', insistiu.

``Devemos ouvir o que diz o novo líder de Taiwan e observar o que faz', assinalou.

``Estamos dispostos a trocar pontos de vista sobre as relaçoes entre os dois lados do estreito e a reunificaçao pacífica com as partes, organizaçoes e personalidades de Taiwan partidários ao princípio de 'uma China'', acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;