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Estrada Galvão Bueno encerra pacote de promessas de Alckmin
Por Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
27/06/2006 | 08:02
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O secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, disse que a assinatura da ordem de serviço para duplicação da estrada Galvão Bueno, ocorrida sexta-feira passada em São Bernardo, encerra o pacote de convênios para realização de obras previstas em sua secretaria. Questionado sobre a recuperação da Estrada das Sete Cruzes, prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), em outubro passado, Lopes afirmou que não há estradas vicinais entre as tarefas atribuídas à sua secretaria.

O prazo para assinatura de convênios entre Estado e municípios termina sexta-feira, a três meses das eleições de outubro. Boa parte das promessas de Alckmin ainda não saiu do papel. Nesta segunda, durante a reunião dos prefeitos no Consórcio Intermunicipal, João Avamileno (PT) de Santo André cobrou a construção da estação Cassaquera da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Volpi (PV) buscou informações sobre a ampliação do Fórum Metropolitano. “A maioria dos acordos está andando”, defendeu o vice-presidente do Consórcio, o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), de Rio Grande da Serra.

Lopes afirmou que executou todas as tarefas sob competência exclusiva de sua secretaria. “Os compromissos que eu tenho não eram em relação a nenhuma estrada municipal. Os compromissos que eu recebi para fazer – trecho Sul do Rodoanel, duplicação da estrada Galvão Bueno e duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá - não têm relação com nenhuma rodovia municipal. Não estava previsto, mas a gente está fazendo o viaduto no km 26 da Anchieta. Posso estar errado – e quero deixar isso bem claro –, mas não me lembro de ter assumido estradas vicinais.”

Na reunião de outubro, Alckmin prometeu também contribuir para pavimentar a estrada estadual SP-43, entre Ouro Fino Paulista, distrito de Ribeirão Pires, e Taiçupeba, em Mogi das Cruzes. O governo do Estado não reconhece o compromisso.

No balanço divulgado em maio, a assessoria de Lembo informou que para Ribeirão Pires consta apenas a recuperação da SP–31 (Índio-Tibiriçá). Outra obra viária de importância regional, o viaduto Capuava, sobre a linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Mauá, ficou fora do foco da secretaria por não estar ligado a nenhuma rodovia.

Foram prometidos mas ainda não cumpridos os seguintes empreendimentos, parte deles dependente de convênios com os municípios: recuperação de duas estações da CPTM em Santo André; obras acessórias ao piscinão em São Caetano; integração do Metrô com a CPTM na estação Tamanduateí, ampliação de cinco para dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Serraria; liberação do prédio da cadeia de Mauá para a prefeitura; e criação de delegacia seccional em Mauá.




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