Setecidades Titulo
A partir de junho, pãozinho francês será vendido somente por quilo
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
27/05/2006 | 08:26
Compartilhar notícia


A partir do mês que vem, o tradicional pão francês passará a ser comercializado apenas por peso. A resolução é do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que por meio de uma consulta pública realizada nos últimos 60 dias, percebeu que esta é a vontade do consumidor. Segundo a Diretoria de Metrologia Legal, 70,34% dos consultados disseram preferir o sistema da balança, 29,06% gostam mais da venda por unidade e 0,59% se dizem satisfeitos com as duas formas.

Os donos de padaria terão um prazo para se adaptarem à nova regulamentação. A Portaria, que irá determinar a comercialização por peso em todo o país, deve ser publicada no Diário Oficial da União até o dia 20 de junho. Uma das normas será a implantação de balanças adequadas ao trabalho, que podem ser iguais às usadas para pesar frutas e verduras. O Inmetro também sugere que os proprietários de padarias e demais estabelecimentos comerciais ofereçam treinamento específico aos funcionários.

Para o gerente de panificação da Coop, Evanir José Izolani, a venda por quilo é a melhor maneira de comercializar o pãozinho francês. “Nós adotamos esse sistema em 2002 e acreditamos que a nova norma deve beneficiar o consumidor de todo o país, que passará a pagar exatamente o que leva pra casa”, diz.

Segundo o especialista, o produto precisa ser pesado na frente do cliente e o funcionário deve descontar o peso da embalagem. A dona-de-casa Maria Aparecida Manoel, moradora de Santo André, concorda com a regulamentação. “Acho que a venda por quilo compensa; o pãozinho sai mais barato: pago cerca de R$ 0,14, cada”, conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;