Cultura & Lazer Titulo
Direto do estúdio, Sepultura
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
20/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Imagine ter a oportunidade de acompanhar a sua banda favorita durante todas as etapas de gravação do disco, em tempo real, pela internet. Se você é fã do maior grupo de heavy metal do Brasil, tirou o bilhete premiado.

Em iniciativa inédita no País, a gravadora Trama exibirá a partir de hoje a nova empreitada do grupo Sepultura, cujo guitarrista é Andreas Kisser, de São Bernardo. Seis semanas de gravação em estúdio (de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, até 28 de fevereiro) poderão ser acesssadas (www.tv.trama.uol.com.br).

"É uma descoberta que faremos junto ao público. Vamos assistir à gravação de um disco que ainda não existe, mas nascerá ao vivo, pela internet", declara o músico João Marcello Bôscoli, presidente da Trama.

Sobre o CD, que terá produção de Roy Z (tido como um 'midas' do metal, já trabalhou com Judas Priest, Bruce Dickinson e outros), ainda há poucas informações. Reunirá 12 inéditas, em fase de pré-produção.

Segundo o site oficial do Sepultura, o lançamento do CD, sem nome definido, está previsto para abril. Este será o segundo trabalho da banda sem Iggor Cavalera na bateria.

PROCESSO
Não haverá mudanças. A gravação será feita como se não houvesse câmeras. No total, serão nove. "Quem se 'logar' poderá escolher quatro ângulos diferentes. Se não quiser, poderá optar pelo nosso corte", explica. Haverá, por exemplo, planos fechados em cada músico e planos abertos.

Os internautas acompanharão, exatamente, a rotina da produção de um disco dentro do estúdio em tempo real. "Primeiro, grava-se a bateria; depois, a guitarra", exemplica Bôscoli, sem se ater à agenda.

Que fique claro. Não se trata de apresentação para os fãs, mas gravação aberta de um álbum. "Que eu saiba, esta será a primeira vez que uma banda de grande porte abrirá a gravação de um CD para o público", afirma o empresário.

A banda já tem experiência neste sentido, mas de maneira fragmentada. "O Sepultura já coloca trechos de shows no Twitter", aponta. E acrescenta: "Será a primeira vez, estruturada, com ilha de edição".

Em outras gravações, os músicos já levaram pequena câmera para o estúdio. "Agora, só se preocuparão em gravar o disco. Nós faremos toda a transmissão", afirma.

É preciso ficar atento porque os músicos conversarão com o público. Os fãs mais curiosos, do Brasil e do Exterior, já estão mobilizados. "Desde o anúncio, feito pelo Twitter oficial, estão na contagem".

Bandas também já procuraram a gravadora. "Muitas perguntaram se também poderiam fazer", afirma Bôscoli, sem revelar nomes porque 'geraria muitas expectativas'.

Para a Trama, não há motivos de preocupação, sequer foi necessária a compra de tecnologias. "Desde o ano passado, somos os únicos a exibir música ao vivo, por duas horas, todos os dias", argumenta.

Mais de 200 grupos já passaram pelo projeto. "Geralmente, a banda se apresenta em duas horas. Agora, serão seis semanas de gravação como se fosse um especial", compara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;