Política Titulo Mauá
Justiça Eleitoral manda Veríssimo tirar faixas por abuso econômico

Pré-candidato do PSD ao Paço de Mauá espalhou homenagem ao Dia das Mães com seus aliados

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
16/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Reprodução/DGABC


O juiz eleitoral Paulo Antonio Canali Campanella, da 365ª Zona Eleitoral de Mauá, determinou que o pré-candidato à Prefeitura de Mauá pelo PSD, João Veríssimo, retire todas as faixas espalhadas na cidade em homenagem ao Dia das Mães sob alegação de propaganda eleitoral antecipada. O magistrado analisa se multará o pessedista.

Campanella acolheu pedido do partido Patriota, cujo presidente é Paulo Sérgio Pereira, secretário de Governo na gestão de Atila Jacomussi (PSB). A argumentação foi a de que a publicidade, além de apresentar pré-candidatos a vereador que apoiam a campanha de Veríssimo – que usa alcunha eleitoral Juiz João –, não obedece ao padrão estabelecido pela Lei Eleitoral, o que poderia configurar abuso de poder econômico.

“Representação estão estampadas com a imagem do representado sempre associada a um pré-candidato a vereador, com o mesmo slogan utilizado em sua pré-campanha e igualmente utilizado em suas redes sociais. Tal fato, ao menos em cognição sumária, demonstra o caráter eleitoral do conteúdo veiculado”, considerou o magistrado.

O juiz eleitoral também comentou que houve excesso de faixas espalhadas na cidade, o que violaria o princípio de igualdade entre os candidatos – a representação apresentou fotos de 52 faixas. “O representado (deve) fazer prova da retirada no prazo de 24 horas e abster-se de utilizar novas faixas de mesmas características”, decidiu Campanella.

O Patriota pediu aplicação de multa diária de R$ 2.000. Essa solicitação não foi apreciada no momento de análise da liminar, mas o mérito do caso ainda será julgado.

Em nota, Veríssimo argumentou que a ação está sendo “respondida com tranquilidade” junto à Justiça Eleitoral. “A ação de homenagem ao Dia das Mães é uma recorrente forma de agradecimento às mães mauaenses, realizada inclusive por inúmeras outras lideranças da cidade de Mauá, para enaltecer as mães que não tiveram as faixas retiradas a mando do prefeito, como a nossa”, declarou, dizendo que a publicidade estava afixada em “algumas vias” do município.

O pessedista também recorreu à Operação Prato Feito, que culminou na prisão de Atila, dizendo que Pereira substituiu João Gaspar à frente da Secretaria de Governo, sendo Gaspar apontado como um dos operadores do suposto esquema de desvio de dinheiro em contratos públicos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;