Setecidades Titulo Equipamento do Qualisaúde
Santo André prevê ampliação do PA Vila Luzita em 42 leitos

Ampliação da unidade será entregue no final do primeiro semestre deste ano e atenderá cerca de 25 mil pessoas por mês

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
11/03/2020 | 11:21
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), vistoriou, na manhã desta quarta-feira (11), as obras de ampliação do atual PA (Pronto Atendimento) Vila Luzita, na Rua Calecute, 25. As intervenções dobrarão a capacidade de atendimento nos leitos da unidade, passando de cinco para dez na ala vermelha para adultos - urgência e emergência -, de 12 leitos para 22 na ala amarela, onde toda estrutura também será destinada às crianças, na ala de pediatria. Ao todo, serão 42 leitos.

Prevista para ser entregue ao público até o final do primeiro semestre deste ano, integrando o programa Qualisaúde - que busca reestruturar e modernizar todo o sistema de saúde municipal -, a unidade iniciou as obras desde novembro de 2019. A medida visa concretizar, além de novos leitos, o credenciamento de Pronto Atendimento para UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

Diante disso, a expectativa, segundo o secretário de Saúde do município, Márcio Chaves, é a de que o equipamento realize média de 22 a 25 mil atendimentos por mês. "Além dessa entrega, com a inauguração da UPA Jardim Santo André e da UPA Perimetral, conseguimos redistribuir esses atendimentos", analisa. 

Já o chefe do Executivo aposta que após as obras, o equipamento ampliado se tornará a maior UPA  da cidade, o que hoje, a maior unidade é do Bangu. "O local (UPA do Bangu) também transformamos de Pronto Atendimento para UPA, equipamento entregue em abril de 2018. Agora, a futura UPA Vila Luzita, somará no programa Qualisaúde pois triplicou de tamanho", finaliza. 

Ao todo, o investimento as intervenções somam em R$ 5 milhões.

Mais informações, amanhã (12) no caderno de Setecidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;