Setecidades Titulo Fim dos dias mais longos
Horário de verão termina à 0h de amanhã em dez Estados do País

População deve atrasar relógios em uma hora; mudança pode causar transtorno

Por Juliana Stern
17/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Funcionários da Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, não terão mais que somar uma hora nas demonstrações do relógio de sol, instalado no núcleo de observação do céu. Isso porque o horário de verão, vigente desde outubro do ano passado, termina na madrugada de hoje para amanhã. Moradores de dez Estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora à meia-noite de hoje.

A mudança de horário pode ter consequências negativas no organismo e no rendimento pessoal. Segundo a clínica geral e geriatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rossana Maria Russo Funari, quem possui rotina regrada ou acorda cedo diariamente tende a sentir mais a mudança. Sonolência enxaqueca, dor de estômago e alteração do apetite podem ocorrer durante o processo de adequação do corpo, que, em média, dura sete dias. 

Para evitar esses problemas, a especialista indica preparar-se para dormir no horário de costume e evitar o consumo de bebidas que tirem o sono, como café, refrigerante e alguns tipos de chá que contêm cafeína. A estudante de Direito Sumaya Cristina Cardoso, 21 anos, é exemplo dos que gostam dos dias mais curtos. “Que bom que acabou”, conta a estudante. 

Para quem não gosta do horário de verão, a boa notícia é que a duração do período será mais curta neste ano. Decreto editado pelo presidente Michel Temer (MDB) reduz em quase um mês a medida, que terá início em 4 de novembro.

TRANSPORTE

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) vão operar por uma hora a mais – 1h de amanhã. Já no domingo as linhas cumprirão a tabela horária normalmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;