Memória Titulo
E com vocês o Hotel Cavalo Branco
Ademir Medici
27/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “O Edifício Cavalo Branco foi construído para atender às necessidades da cidade, que não possuía um hotel de alto nível. Os técnicos que vieram montar a Refinaria de Petróleo União, em Capuava, se hospedavam nesse hotel. Seu restaurante servia um peixe ótimo. Havia bar e casa de dança.”

Cf. Antonio Carlos Girelli, no livro comemorativo aos 75 anos da Acisa (Santo André, 2013).

“Na parte térrea do edifício, durante anos existiu o bar Cavalo Branco, preferido principalmente por aqueles que gostavam de chope, de um bom chope, como asseguram os que conheceram a casa.”

Cf. Júlio Pinheiro, pseudônimo de Hermano Pini Filho, in coluna Primeiro Plano, Diário, 3-2-1978.

A memória é dinâmica. Absolutamente, não é estática. Não se esgota numa única pesquisa. As duas fotos de hoje são uma prova disso. Aqui está o Hotel Cavalo Branco, nos seus primórdios, em fotos tiradas, exatamente, em 15 de outubro de 1951.

Em 2003 ficamos sabendo muita coisa sobre o engenheiro Hugo de Macedo, formado pela Ecole des Mines de Paris. Foi ele quem projetou e construiu o prédio aqui focalizado.

Quem nos falou de Hugo de Macedo foi Aldo Thomaz, numa entrevista da qual participou Antonio Carlos Rizzo. Os dois, antigos funcionários da Rhodia, indústria na qual Hugo de Macedo atuou como diretor industrial.

Macedo permaneceu 25 anos no Brasil. Montou o Hotel Cavalo Branco. E retornou a Paris em 1954, sem perder o contato com o Brasil – e com Santo André. Aldo Thomaz o visitou várias vezes.

Pois bem, todas estas histórias foram contadas aqui, em Memória, em 12-6-2003. Acolhemos um texto do Aldo Thomaz, que em determinado trecho confirma: “Em Santo André, Dr. Macedo construiu o edifício Cavalo Branco, originalmente para servir de hotel, de sua propriedade, onde hoje está a Associação Comercial e Industrial”.

Os antigos mataram a charada de imediato. Isso mesmo, o antigo Cavalo Branco é, há muitos anos, sede da Acisa, na Avenida Quinze de Novembro, esquina com a Avenida Dom Pedro II.

Desta história participa, também, o saudoso comendador Emílio Sortino. Foi em sua primeira gestão de presidente do Clube Comercial de Santo André e da Acisa, exatamente em 1965, que o edifício foi adquirido – hoje joia rara da arquitetura andreense, já que os vários sucessores de Sortino mantiveram o antigo hotel.

DOCUMENTO VISUAL

História terminada? Nenhum pouco. Agora temos essas duas fotos do Cavalo Branco, com sua ficha técnica completa. Autor das fotos: Pedro Leopoldino dos Passos Júnior; preservação: Rosangela dos Passos Piagentini; divulgação: Maria Claudia Ferreira pelo Facebook: ‘Santo André ontem e hoje’.

É isso. Curtam as fotos. E saibam que, semana que vem, apresentaremos esta nova pesquisadora de Santo André, a Maria Claudia, que a cada dia enriquece Memória de novas/antigas imagens da sua cidade e da cidade eleita pelos seus pais.

Diário há 30 anos

Sábado, 27 de junho de 1987 – ano 30, edição 6479

Manchete – Governo anuncia fim do compulsório

Editorial – O País clama por eleições diretas

Municipalismo – Municípios preparam reação para rolar

dívida externa.

Trabalho – Autolatina, formada pela fusão de Volkswagen

e Ford, demite 4.000 funcionários.

Diadema – Metrô indeniza moradores da favela Naval.

Educação – Formado o Movimento Pró-Criação da

Universidade do ABC.

Letras – Antonio Callado vence o Prêmio Juca Prato, pela tradução do romance Amor nos Tempos do Cólera, de

Garcia Marques. Reportagem: Guido Fidelis

Polícia – Soldado da PM assassinado com tiro no coração

em São Caetano.

Em 27 de junho de...

1917 – Aida Arnoni Bressan nasce em Paranapiacaba. Poeta, memorialista e autora de hinos, dentre os quais o de Rio Grande da Serra e Paranapicaba.

Nota – Saudades da Dona Aida. Era sobrinha do jornalista e ferroviário Nicolau Antonio Arnoni. Formava um lindo par com o Sr. Domingos Bressan. Seu acervo foi confiado pela família a esta página Memória.

A guerra. Do noticiário do Estadão: avanço dos ingleses sobre Lens.

1967 – Prefeitura de São Bernardo desapropria área da tecelagem Elni para construção de um estádio distrital.

No local está hoje o Estádio 1º de Maio.

1972 – Revendedora Avesa, de Santo André, lança o

carro esporte Volkswagen em duas versões: SP-1 e SP-2.

São Bernardo apresenta emblema para as comemorações de aniversário da cidade: entre os 29 trabalhos apresentados, venceu o de Ruy Lacerda Júnior, residente

em Osasco.

Hoje

Dia Nacional do Vôlei

Dia do Relojoeiro

Santos do Dia

Senhora do Perpétuo Socorro. Sua devoção começou a ser propaganda em 1870. Ela está retratada em uma pintura do século 13, proveniente da Grécia e hoje colocada na igreja de Santo Afonso, em Roma.

Cirilo de Alexandria

Ladislau

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 27 de junho:

No Maranhão, Arari e Esperantinópolis

No Rio Grande do Sul, Canguçu, Canoas e Sarandi

Em São Paulo, Lavrinhas

No Mato Grosso, Vera

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;