Setecidades Titulo São Bernardo
HMU supera marca de 100 partos normais em 50 dias

Equipamento mantém média de dois procedimentos humanizados por dia desde a entrega de centro específico

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
29/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Entregue no início do mês passado depois de passar por ampla reforma, o centro de procedimentos humanizados do HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo, atingiu nesta semana a marca de 100 partos normais realizados em período de menos de dois meses.

Referência na atenção à gestante e no atendimento humanizado, o equipamento de Saúde que realiza mensalmente 400 nascimentos, sendo 60% deles não cirúrgicos, agora mantém a marca de dois partos normais por dia.

“O centro vem ao encontro da orientação dada pelo Ministério da Saúde, no qual a mulher tem total direito de escolher como quer dar à luz, evitando a realização de procedimentos cirúrgicos. Com sala totalmente equipada para o procedimento, a gestante tem à disposição o conforto necessário para o momento do parto”, relata a coordenadora da Obstetrícia do HMU, Silvana Giovanelli.

Segundo a gerente de enfermagem do HMU, Selma Maria da Costa, o procedimento segue a necessidade de cada paciente. “Aqui, a mulher fica em um espaço reservado, juntamente com o acompanhante e recebe todos os cuidados necessários. Ela pode comer, caminhar, fazer exercícios na bola ou no espaldar para aliviar a dor ou até mesmo ficar embaixo do chuveiro. Ou seja, a mulher tem total direito de escolher como quer dar à luz.”

Além de oferecer uma prática mais humanizada, com métodos não farmacológicos para alívios das dores, o HMU coloca à disposição diariamente cerca de dez profissionais para apoiar todo o procedimento pelo qual passam as gestantes, conforme explica a coordenadora do HMU. “A paciente é acompanhada a todo momento por um médico e uma enfermeira obstetriz. Os profissionais dão suporte à gestante, oferecendo assistência individual e atendendo a necessidade de cada uma até o pós-parto, onde o bebê fica em contato pele a pele com a mãe por uma hora, o que incentiva a amamentação e também proporciona momento único a ela”, relata Silvana.

As duas salas individuais de pré-parto e parto são equipadas com banheiro e chuveiro privativos, além de bolas de pilates. O intuito é aumentar a humanização durante os procedimentos para alívio das dores e colaborar com o conforto das grávidas.

A expectativa é a de que a construção de um novo centro, ainda em fase de estudo, amplie o atual número de partos normais do município.

Atualmente, o HMU ostenta coeficiente de 6,8 óbitos infantis por 1.000 nascidos vivos, enquanto a média da cidade é de 10,1.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;