Economia Titulo
Petrobras nao quer sair de área petroquímica
Por Do Diário do Grande ABC
06/03/2000 | 11:07
Compartilhar notícia


O novo presidente do BNDES, Francisco Gros, estranhou a participaçao da Petrobras no setor petroquímico, na sua posse na semana passada, e com isto, segundo um executivo da companhia, provocou aborrecimento na estatal do petróleo, que tem na petroquímica, um de seus cinco pontos de investimentos. Os outros quatro sao o gás natural; a exploraçao e produçao do petróleo; o refino; e a distribuiçao.

Por uma questao de elegância, o presidente da Petrobras, Henri Reichstul, nao fez comentário algum sobre as palavras de Gros, preferindo mostrar posteriormente, que a empresa ao longo dos últimos anos nao deixou o setor petroquímico, fazendo parte de empreendimentos importantes.

O pronunciamento de Gros foi considerado como fora de propósito e feito em um momento delicado, em que a empresa, que é sócia do Pólo Gás do Rio de Janeiro, negocia com seus sócios naquele empreendimento, um financiamento junto a uma série de bancos internacionais.

Um dirigente da estatal de petróleo salientou que a vocaçao da companhia na área petroquímica, é comprovada na história. "Nós produzimos a matéria prima. Fornecemos. Entramos agora no Pólo Gás do Rio de Janeiro, como sócio, com cerca de 17%. Estamos na Copene e em outros empreendimentos, como na Petroquímica Triunfo, no Sul do País. Só vamos sair de empreendimentos antieconômicos, nada mais do que isto", afirmou. A idéia na Petrobras é fortalecer as cinco áreas prioritárias para investimentos. E isto está sendo feito, basta se verificar o plano de investimentos plurianual da companhia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;