Esportes Titulo
Inglaterra continua 'freguesa' do Brasil em Copas
Do Diário OnLine
21/06/2002 | 08:43
Compartilhar notícia


Se história ganhar Copa do Mundo, o Brasil já tem meio caminho andado para conquistar seu quinto título ainda em 2002. A Seleção só não cruzou com a Inglaterra na campanha vitoriosa de 1994, Mundial para o qual o 'English Team' nem se classificou. O retrospecto do confronto Brasil x Inglaterra em Copas conta agora com três vitórias brasileiras e apenas um empate.

O primeiro confronto foi em 1958, pela primeira fase do Mundial que marcou a primeira conquista brasileira na competição. O jogo foi duríssimo e acabou empatado em 0 a 0 – o único empate nos quatro duelos. Apesar de a Seleção não ter saído com a vitória, um passo importantíssimo foi dado em direção ao título a partir daquele empate. Por pressão dos próprios jogadores, o técnico Vicente Feola decidiu escalar Pelé e Garrincha, que estavam no banco de reservas, para a partida decisiva da primeira fase, contra a União Soviética. O Brasil venceu a URSS por 2 a 0 e assegurou a classificação para as quartas-de-final.

Na Copa seguinte, em 1962, o destino voltou a colocar a Inglaterra no caminho do título brasileiro. As duas seleções se enfrentaram pelas quartas-de-final, com vitória de 3 a 1 do Brasil (dois gols de Garrincha e um de Vavá). Em 2002, Brasil e Inglaterra também jogaram pelas quartas-de-final. O jogo desta sexta-feira acabou em 2 a 1 para o Brasil (Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho).

O Mundial de 1966, disputado em solo inglês, foi conquistado pela seleção de Sua Majestade, sem que Brasil e Inglaterra se enfrentassem (o Brasil foi eliminado na primeira fase). Quatro anos mais tarde, em México/70, Brasil e Inglaterra protagonizaram um dos jogos mais marcantes da história das Copas.

Depois quase uma hora sem gols, com direito a uma defesa histórica de Gordon Banks em uma cabeçada precisa de Pelé, Tostão fez fila na defesa inglesa pelo lado esquerdo da grande área e cruzou para o meio. Pelé dominou a bola e rolou para Jairzinho, que fuzilou Banks e fez Brasil 1 a 0.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;