Internacional Titulo
Iranianos planejam comemorar aniversário da revoluçao
Por Do Diário do Grande ABC
10/02/1999 | 10:34
Compartilhar notícia


As autoridades da República Islâmica do Ira convocaram nesta quarta-feira a populaçao para participar maciçamente nas cerimônias para comemorar o vigésimo aniversário da revoluçao islâmica.

O evento de maior proporçao está previsto para esta quinta-feira na grande praça Azadi (liberdade) de Teera, onde o presidente Mohamad Khatami pronunciará um discurso.

As manifestaçoes desta quinta arcarao o fim da "Década da Aurora", que, segundo a terminologia oficial, designa os dez dias revolucionários que tiveram início com a volta do aiatolá Ruholá Khomeiny do exílio e a queda do último governo imperial, dirigido por Shapur Bajtiar.

Os habitantes de Teera foram convidados pelo governo a subir nos telhados de suas casas para gritar Alahu Akbar (Deus é grande), em recordaçao das noites durante as quais os residentes da capital gritavam estas palavras, apesar do toque de recolher, para minar a resistência psicológica dos soldados do Xá.

Quando terminarem as celebraçoes da data, o Ira deverá enfrentar um acontecimento político e uma prova democrática de grande importância, no próximo dia 26, quando serao realizadas as primeiras eleiçoes municipais por voto universal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;