Setecidades Titulo
Pais escolhem se filhos pulam série
Luciana Yamashita
Do Diário do Grande ABC
09/02/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Pais de alunos de escolas municipais de São Caetano poderão escolher qual ano escolar o filho vai cursar. A decisão judicial vale para alunos que cursaram o 1º ano do ensino fundamental nas dez escolas estaduais municipalizadas em 2007. De acordo com a sentença, os pais podem escolher se o filho vai cursar o 2º ou 3º ano.

A decisão judicial se baseia em pedido feito por pais de alunos e pelo Ministério Público, no ano passado. Com a municipalização de dez escolas, as crianças que cursavam a antiga pré-escola, passaram para o 1º ano (atual pré-escola, de acordo com o ciclo de nove anos). Alguns pais não concordaram e achavam que os filhos deveriam ir para a 2ª série.

A briga judicial durou um ano e só foi definida pelo TJ em dezembro. Por isso, os estudantes cursaram o ano todo na 1ª série e agora, com a livre escolha dos pais, se passarem para a 3ª série, perderão um ano pedagógico.

Apesar de a decisão valer para as dez escolas, a Prefeitura firmou acordo com o MP ampliando a escolha para os pais das outras cinco escolas do ensino fundamental, municipalizadas em 2006.

A diretora da Educação de São Caetano, Magali Aparecida Selva Pinto, defende que, por se tratar de uma rede de ensino, a escolha foi aberta aos pais de alunos de todas as escolas que iniciaram ou iniciarão o ensino de nove anos.

“Todos os pais da rede municipal estão sendo chamados para fazer a opção. Assim, conseguiremos uma uniformidade. Diretores, coordenadores pedagógicos e professores estão dando a orientação, mas a opção é dos pais”, afirmou.

Magali disse que as turmas que pularem uma série terão maior acompanhamento e recursos pedagógicos. “Numa sala de aula, sempre existem as diferenças. Os professores estão capacitados para lidar com essas diferenças”, assegurou.

A Diretoria da Educação diz que 90% dos pais já foram chamados, mas não divulgou os números da escolha.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;