Política Titulo
FHC decide destino de Greca durante viagem a Portugal
Do Diário do Grande ABC
05/03/2000 | 16:59
Compartilhar notícia


O destino do ministro dos Esportes e Turismo, Rafael Greca, será definido na conversa entre o presidente Fernando Henrique e o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), durante o vôo depois de segunda-feira até Lisboa.

Será decidida a permanência ou nao do ministro Greca no cargo. "O presidente tem liberdade para me mandar embora na hora que ele quiser. Nao precisa dar entrevista. É só me telefonar", disse, domingo o ministro dos Esportes.

O presidente disse por duas vezes em entrevista à revista Época que "foi um erro ter nomeado Greca sem deixar que ele passasse algum tempo no Congresso". Mas Greca nao entendeu o recado do presidente como um sinal para que pedisse demissao. Pelo contrário. "Concordo, totalmente, com as declaraçoes do presidente Fernando Henrique de que foi um erro minha nomeaçao, já que eu nao tenho nenhuma vivência do submundo de Brasília. Nao tenho mas estou aprendendo. Dizer que eu estou apanhando foi até um elogio carinhoso", afirmou Greca.

O ministro passou o dia curtindo as borboletas azuis nos jardins de sua casa de campo em Curitiba. "Me deixem em paz. Nao agüento mais o lobby do jogo contra mim", afirmou Greca, que confirmou sua presença segunda-feira à noite no Sambódromo do Rio de Janeiro.

É nesse clima que Fernando Henrique passará três dias em Portugal, ao lado do ministro balançando no cargo, e que, ao mesmo tempo, terá que ser prestigiado por ser o presidente da comissao que elaborou toda a programaçao da viagem e dos eventos comemorativos dos 500 anos.

Estarao ainda na comitiva, os ministros das Relaçoes Exteriores, Luís Felipe Lampreia, e Governo e Comunicaçao, Andrea Matarazzo e Pimenta da Veiga, além do senador José Sarney (PMDB-AP).

A programaçao do presidente será muito corrida. Logo após o desembarque à noite, e mesmo depois de 11 horas de vôo (no airbus fretado da TAM, por R$ 249 mil), Fernando Henrique assistirá ao lado do presidente de Portugal, Jorge Sampaio, a largada da regata histórica dos 500 anos que partirá de Lisboa em direçao a Porto Seguro (BA).

A chegada está prevista para o dia 22 de abril, data do descobrimento. Participarao as 13 réplicas das naus lideradas por Cabral, além da nau-capitânea, que custou mais de R$ 3 milhoes, barcos da época, veleiros e fragatas das Marinhas dos dois países.

Mas somente no dia seguinte, na quarta-feira, é que os dois presidentes farao os pronunciamentos comemorativos dos 500 anos do descobrimento. Fernando Henrique e Jorge Sampaio assistirao ao início do Cruzeiro Oceânico do V Centenário da Viagem de Pedro Alvares Cabral.

Depois, Fernando Henrique encontra-se com o primeiro-ministro português Antonio Guterres, por uma hora, seguido de almoço e declaraçao à imprensa. A tarde, o presidente inaugurará o mural "Brasil-Portugal: 500 anos - A Chegança", na estaçao "Restauradores", do metropolitano de Lisboa. O almoço será realizado no Palácio de Sao Bento, antiga residência do ex-ditador Antonio Salazar.

Fernando Henrique discursará aos deputados da Câmara Municipal de Lisboa e terá encontro com o presidente Joao Barroso Soares. A noite, será inaugurara a exposiçao "A construçao do Brasil 1500-1825", no palácio da Ajuda, na Galeria Sao Luiz. O presidente participará de banquete oferecido pelo presidente português, Jorge Sampaio, no palácio da Ajuda.

Na manha de quinta-feira, Fernando Henrique inaugurará a Casa do Brasil, em Santarém, cidade que abriga o túmulo do descobridor Pedro Alvares Cabral, localizada nas proximidades de Lisboa. A idéia é resgatar a memória do descobridor que morreu esquecido. Fernando Henrique fará um pronunciamento a ser transmitido ao vivo pela TV Portuguesa diante do túmulo.

Será realizada a deposiçao conjunta de flores ao lado do presidente português. A moradia de Cabral foi transformada em Casa do Brasil e restaurada pela Fundaçao Banco do Brasil e a construtora Odebrecht, ao lado esquerdo da Igreja da Graça onde uma estátua de Cabral aponta para o horizonte em direçao ao Brasil.

Fernando Henrique ainda participa de almoço com empresários portugueses em homenagem ao Homem do Ano. O diretor da Agência Nacional de Petróleo, David Zylbertajn, seu genro, estará ao lado do ministro da Economia de Portugal, Joaquim de Pina Moura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;