Política Titulo
Frank Aguiar anuncia
saída da vida política
Beto Silva
do Diário do Grande ABC
22/10/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


 

O vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), anunciou que abandonará a política para se dedicar à família e à carreira artística, como cantor de forró. O petebista acumula a função de secretário de Cultura, a qual deixará de exercer até o fim do ano. Ele diz que completa o mandato, até dezembro do ano que vem, mas não disputa a reeleição na chapa encabeçada pelo prefeito Luiz Marinho (PT).

"Preciso dar mais atenção à minha família, minha mulher, meus filhos, minha mãe... até mesmo para meus shows. São 500 compromissos ao mesmo tempo, chego tarde todos os dias em casa, preciso de tempo para mim", disse o petebista, que ontem estava na sua cidade natal, Itainópolis, no Piauí. Sua mãe, Zulmira Maria da Luz Aguiar, está com depressão.

Informações de bastidores davam conta de que a saída de Frank do cenário político seria apenas momentânea e serviria para apimentar a discussão sobre o vice da chapa petista no ano que vem. Com a dificuldade que se apresentaria a Marinho, o político-forrozeiro voltaria a ser a opção mais factível e sua manutenção no cargo não daria dor de cabeça ao chefe do Executivo. Mas Frank nega a manobra ao afirmar que sua decisão "é irreversível".

"Não disputarei a eleição do ano que vem. Está decidido, já comuniquei o prefeito. Vamos continuar juntos até dezembro do ano que vem. Vou ajudar a preparar um novo companheiro para a chapa", ressaltou.

Sem se aprofundar no assunto, Marinho mantém esperança de continuar ao lado do petebista. "Deixa ele voltar do Piauí (na segunda-feira). Vamos esperar ele voltar para falar disso. Está cedo para falar disso. Continua vice, tranquilo, firme. Está cedo para definir o próximo vice, o próximo parceiro", resumiu o petista, que terá trabalho para recompor a peça, já que sofrerá pressão dos partidos aliados.

 

CARREIRA

A carreira política de Frank Aguiar começou em 2006, quando disputou sua primeira eleição, a deputado federal. Foi eleito com 144.797 votos. Mas o mandato foi interrompido em 2008, pois foi convencido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a compor a chapa petista em São Bernardo, para popularizar a campanha. Antes, seu nome era frequentemente ventilado para a dobrada, mas sempre negou. No dia da convenção do PT, foi anunciado como vice. Após a vitória nas urnas, novo impasse. Desta vez se renunciaria à vaga de vice para continuar deputado. Optou pela Prefeitura.

Em 2010, o cantor concorreu novamente à vaga no Congresso, mas na ocasião, sem sucesso. Os 46.154 sufrágios obtidos não foram suficientes.

 

Seis anos e alguns sonhos na vida pública

Em seus seis anos na política, Frank Aguiar externou o desejo de ser prefeito de sua cidade natal, senador pelo Piauí e até presidente da República. Esses sonhos ainda poderão ser concretizados, mesmo com sua saída de cena como homem público.

"Ser presidente da República é apenas um sonho de muitos brasileiros que querem o melhor para o País. Atualmente, me contento em ser deputado, mas estudo, me dedico e coloco em prática o que sonho de melhor para o País. Eu ainda estou jovem (41 anos), mas sonho em representar o País", disse outrora.

"Nunca podemos dizer nunca. Quem sabe um dia não volto. O que preciso agora é de descanso, de um período para família, para rever conceitos", analisou ontem o vice-prefeito. "Fazia tempo que estava preparando essa decisão, com meus assessores, meu grupo político, minha família. Acho que é o momento."

Ao finalizar seus apontamentos sobre seu afastamento da política, deixou claro que não há qualquer rusga com integrantes da administração, com o prefeito ou aliados. "Está tudo em ordem, estamos fazendo um ótimo trabalho na Cultura, contribuindo com o bom andamento da gestão. É uma questão estritamente pessoal."

PROJETOS

Paralelamente à atenção que dará aos familiares, Frank Aguiar dará continuidade à sua carreira musical. "Pela política também deixei o lado artístico de lado." Dentre os projetos a serem desenvolvidos pelo cantor estão a gravação de DVD em comemoração aos seus 20 anos de carreira e o lançamento do filme sobre sua biografia, intitulado Os Sonhos de um Sonhador - A História de Frank Aguiar. BS




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;