Setecidades Titulo Campanha
Travessia Segura é tímida na região

Após seis dias de lançamento, campanha pelo respeito ao
pedestre tem poucas ações efetivas nas ruas do Grande ABC

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Após seis dias do lançamento da Travessia Segura no Grande ABC, ainda é difícil ver ações da campanha pelas ruas da região. A situação vai de encontro à promessa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que na semana passada garantiu divulgação maciça do projeto nos próximos três meses. A estimativa oficial é de que as multas aos motoristas que desrespeitarem os pedestres comecem a ser aplicadas em março.

A equipe do Diário percorreu as regiões centrais de Santo André, São Bernardo e São Caetano e constatou que o programa ainda não ganhou força entre a população. A única ação para alertar condutores sobre a obrigatoriedade do respeito à faixa foi vista ontem no cruzamento entre a Rua Marechal Deodoro e a Avenida Francisco Prestes Maia, em São Bernardo.

No local, as orientações eram feitas por meio de faixa publicitária e entrega de panfletos aos condutores. Com o sinal fechado, palhaços faziam performances e auxiliavam a travessia.

Em Santo André, foram vistas faixas da campanha em apenas dois pontos, nas avenidas Perimetral e Industrial. Em São Caetano, nenhum material alusivo à Travessia Segura foi visto.

Para o auxiliar Francisco Iranildo Rocha, 32 anos, o início oficial da campanha ainda não surtiu efeito na prática. "Está tudo do mesmo jeito. Tente atravessar em local sem semáforo nos horários de pico para ver como é impossível."

A aposentada Terezinha Lima, 67, aprova a campanha, mas sugere que as ações de conscientização devem ser somadas a adequações físicas. "Em muitos locais o tempo do semáforo para o pedestre é muito curto. Nós, idosos, não conseguimos atravessar."

Na opinião do microempresário Daniel Fabrício da Silva, 33, o projeto é válido, mas não mudará a relação entre motoristas e pedestres enquanto não começarem as autuações. "Na hora que chegarem as multas, o povo vai pensar duas vezes ante de ignorar a faixa exclusiva."

A Prefeitura de São Caetano informa que irá intensificar a campanha a partir do dia 2, já que, segundo a administração, o número de pedestres cai em dezembro por conta das festas de fim de ano. Santo André não comentou.

 

Restrição a caminhão deverá começar no fim de janeiro

A restrição à circulação de caminhões nas vias de maior movimento no Grande ABC deverá começar a valer a partir do fim de janeiro. Originalmente, a proibição foi programada para ter início no fim deste mês, mas o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC recuou após pressão de empresários do setor de logística. Durante o mês de janeiro, a entidade discutirá eventuais mudanças com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC.

Se a ideia original for mantida, a restrição será das 6h30 às 9h e das 16h às 20h em três eixos prioritários, que somam 40 quilômetros e atingem 20 vias. Entre os principais corredores estão as avenidas Perimetral, Dom Pedro II, Pereira Barreto, Lucas Nogueira Garcez e Fábio Eduardo Ramos Esquível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;