Política Titulo Diadema
Capel deixa liderança
do governo Michels

Criticado até pelo prefeito desde o início da gestão, vereador
de Diadema deixa posto; ele será substituído por José Dourado

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador Milton Capel (PV) entregou ontem, durante a sessão, o posto de líder do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), na Câmara. Com atuação questionada até por Lauro desde o início da nova gestão, Capel será substituído por José Dourado (PSDB).

Capel se antecipou à mudança já estruturada pela alta cúpula do governo Lauro. No início da semana, o prefeito decidiu pela troca por Dourado e tinha comunicado integrantes do alto escalão do Paço. A alteração só não foi efetuada porque o verde aguardava pelo esfriamento das polêmicas declarações dadas ao Diário em março, contestando o trabalho de Capel na Casa.

Parlamentar e prefeito se reuniram na quarta-feira à noite, quando Capel anunciou que não seria mais o líder do governo no Legislativo. Ontem, no plenário, oficializou a decisão. "Deixo a liderança de consciência tranquila. Sei que fiz tudo direito e o que estava a meu alcance. Saio com nenhuma mágoa."

A administração evitou nomear Dourado como porta-voz do governo pouco tempo depois da saída de Capel. Mas o tucano tem a preferência do prefeito, dos vereadores situacionistas e até mesmo de Capel. "Depois de mim, ele é a pessoa com mais experiência para conduzir a liderança", disse o verde.

Dourado despistou sobre a iminente nomeação, a despeito do favoritismo. Apesar da negação inicial, o tucano novamente se portou como líder da gestão na Casa, anunciando programas da administração e defendendo secretários contestados pela bancada de oposição, formada pelos seis vereadores do PT.

A confirmação do tucano como referência do Executivo na Câmara deve ocorrer hoje.

 

FRITURA

No dia 27, Lauro criticou duramente o trabalho de Capel como porta-voz da Prefeitura no Legislativo, afirmando que o vereador tinha uma função e que não estava cumprindo plenamente.

"Capel tem de vir aqui (na Prefeitura) para cavar as informações e pensar em problemas macro e não apenas individuais dele como vereador. Ele não é nenhuma criança para receber tudo mastigado", questionou o prefeito.

Dourado era o primeiro nome da lista de Lauro para ser líder do governo na Câmara, principalmente depois da articulação que garantiu a vitória de Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), como presidente da Casa. Ele optou por Capel, no entanto, para evitar pressão do vereador por indicação de cargos no Executivo.

Vereador de nove mandatos consecutivos, Capel começou a ter o trabalho mais contestado por dificuldades em defender a gestão das críticas da bancada de oposição quando a ala era maioria na Câmara, com 11 parlamentares. O verde se defendeu dizendo que o assessor especial do Paço Laércio Soares (PCdoB) não o abastecia de informações suficientes para contra-argumentar os questionamentos oposicionistas.

"O Zé Dourado já exerce essa liderança, porque ele sabe mais (sobre o governo municipal) do que eu. Ele almoça com secretários. E os secretários, exceto o (chefe de Gabinete, Adler) Kiko (Teixeira, PSDB), não me passam as informações sobre projetos", chegou a declarar Capel, no mês passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;