Setecidades Titulo Dia Mundial sem Carro
Municípios aderem a dia sem carro

As três administrações que haviam se comprometido a aderir ao Dia Mundial sem Carro cumpriram palavra

Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
23/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


As três administrações do Grande ABC que haviam se comprometido a aderir ao Dia Mundial sem Carro, cumpriram a palavra e manifestaram apoio à campanha do Diário Sabendo Usar Não Vai Parar. Ontem, os prefeitos de Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires deixaram os automóveis em casa e incentivaram os colegas de gabinete a caminhar ou compartilhar carona.

Em Santo André o dia na cidade foi reservado para uma série de ações. Pela manhã, o prefeito João Avamileno (PT) percorreu de bicicleta o percurso que futuramente será o primeiro trecho da ciclo-rota da Avenida Queirós dos Santos, no Centro, entre as ruas Bernardino de Campos e Cesário Mota. Acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Kondratovich, e assessores, Avamileno aproveitou para inaugurar o bicicletário municipal, construído entre as ruas Delfim Moreira e Carlos de Campos.

A programação foi completada com o Expresso Lazer, que animou alunos da rede municipal de ensino na Rua Bernardino de Campos, em trecho próximo à estação ferroviária que ficou fechado para as atividades.

A ação foi simbólica, reconhece João Avamileno. "São necessárias medidas permanentes para conscientizar as pessoas a utilizarem outros meios de locomoção, que não os motorizados", ponderou.

Os prefeitos José Auricchio Júnior (PTB), de São Caetano, e Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, caminharam desde suas casas até o gabinete.

Candidatos à reeleição, ambos cumpriram agenda da campanha eleitoral a pé.

Como chefe do Executivo, Clóvis Volpi promoveu ação interna na qual ordenou a todos os departamentos da Prefeitura que reduzissem a frota. Menos da metade dos carros oficiais saiu do pátio ontem. Os que saíram se restringiram a veículos que operam em serviços emergenciais.

Escolas fazem campanhas educativas

O Dia Mundial Sem Carro mobilizou algumas escolas do Grande ABC. Houve carona solidária e distribuição de panfletos educativos para orientar pais e a comunidade sobre a data.

Em São Caetano, as unidades municipais participaram da campanha. A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Oswaldo Samuel Massei, no Bairro Oswaldo Cruz, organizou a Carona Solidária.

Os alunos produziram panfletos para divulgar a ação, que foram distribuídos na última sexta-feira.

"Já compartilho carona com outros moradores do condomínio. Como trabalho na rua, levo minha filha e três crianças na parte da manhã", disse a vendedora Luana Cristina da Silva, 26 anos, que mora em São Bernardo.

A administradora Laura Heckmann Segato, 44, mãe de Flávio Heckmann Segato, 9, e Fabiene Heckmann Segato, 7, também ofereceu carona a Gabriel Gonçalves, 6, amigo dos filhos dela, na tarde de ontem.

"Moramos no mesmo condomínio e, para mim, não custa nada dar carona para ele", disse Lúcia.

A diretora da Emef, Sandra Gimenes Pinto, explicou que realizou atividades com as crianças na escola. "Eles produziram cartazes sobre a data, que ficarão expostos na rampa de acesso das crianças. Fizemos nossa parte, mas um dia só não adianta", afirmou.

A ação fez parte de um projeto da Diretoria de Educação da Prefeitura de São Caetano, cujo objetivo é fazer com que os 17 mil alunos da rede de ensino incentivem parentes e amigos a compartilhar carona.

Em Santo André, alunos do Colégio Atual - Pueri Domus distribuíram panfletos educativos na quinta-feira passada.

"Queríamos fazer o mesmo hoje (ontem), mas não conseguimos mobilizar pais e educadores para que a ação fosse colocada em prática novamente", disse a coordenadora pedagógica Mariclei Marcelino Bortolotto.

População aprova ‘vaga verde' em via pública

Para marcar sua posição em prol do Dia Mundial Sem Carro, o Diário criou uma ‘vaga verde' e transformou uma vaga de estacionamento na via pública em área de encontro. Durante o dia, algumas pessoas que passavam em frente ao local aproveitaram o espaço criado para ler jornal e conversar.

Ângela Maria Gomes, manicure, aprovou a iniciativa. "Achei muito interessante essa postura e acho que essas vagas deveriam existir em todos os lugares, para que as pessoas se socializem e se livrem de preconceitos".

O professor Roberto Guimarães também aderiu ao projeto, mas vê dificuldades. "Eu penso que essa área de convívio é uma idéia muito boa, mas não sei se daria certo. As pessoas vivem apressadas e sem tempo para nada hoje em dia".

Para Maria do Carmo, aposentada, a iniciativa é ótima. "A idéia ajuda a sociabilidade entre as pessoas, mas isso tem de partir delas". (Fernanda Russo Filomeno)
(Supervisão de Samir Siviero)


Dia sem carro na Capital tem participação regional

O Grande ABC também marcou presença nas ações promovidas na Capital para celebrar o Dia Mundial sem Carro. Montando um cavalo e uma mula, os moradores de São Bernardo Gláucio Nascimento e Roberto Testa foram, pelo segundo ano consecutivo, à Avenida Paulista se juntar a militantes em favor do uso consciente do automóvel.

Membros do grupo Cowboys Amigos, a dupla aderiu ao movimento com o intuito de chamar a atenção das pessoas quanto à poluição provocada pelos veículos automotores.

"Nosso objetivo é mobilizar a população para que preservem o meio ambiente", disse Gláucio Nascimento. "Adoro andar de mula. Une lazer com responsabilidade ambiental".

Pelo terceiro ano, a cidade de São Paulo teve programação específica para o Dia Mundial sem Carro. Ontem, o Parque do Ibirapuera e a Avenida Paulista receberam atividades culturais e educativas, prestigiados, sobretudo, por militantes.

Apesar disso, houve congestionamentos em vários pontos da cidade, principalmente nos horários de pico.

A adesão mais forte foi por parte dos candidatos à eleição municipal. Tanto na Capital como no Grande ABC, quase todos os prefeituráveis deixaram de lado as carreatas, organizaram caminhadas e cumpriram suas agendas de campanha a pé.

BRASÍLIA
A abertura oficial do Dia Mundial sem Carro foi feita pela manhã, em Brasília, pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, que percorreu algumas ruas da capital federal de bicicleta.

No evento, o ministro defendeu a necessidade de investimentos em infra-estrutura nos centros urbanos, segundo ele a melhor forma de incentivar a população a deixar o automóvel em casa e optar pelo transporte público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;