Setecidades Titulo Mauá
Escola municipal de Mauá está em obras há quase uma década

Ampliação da unidade começou em 2005;
Prefeitura promete entrega para março

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Depois de nove anos, finalmente as obras de ampliação da escola municipal Darci Aparecida Fincatti Fornari, no Jardim Esperança, em Mauá, serão finalizadas. A promessa da Prefeitura é que os trabalhos, iniciados em 2005, sejam concluídos até 29 de março, quando está agendada a inauguração da unidade.

Pais de estudantes da unidade de ensino e moradores do entorno revelam que já perderam a esperança de que a escola seja finalizada. “A gente fica até com receio de pressionar mais e a escola ser construída de qualquer jeito, oferecendo risco às crianças”, dispara a costureira Edilaine Timóteo, 36 anos. De acordo com a mãe do pequeno João Victor, 4, que estuda na escola municipal Darci Aparecida Fincatti Fornari, as crianças têm pouco espaço para brincar, tendo em vista a inexistência de playground externo.

Outra reclamação é o aperto observado nos horários de entrada e saída das crianças, já que o corredor que dá acesso à unidade de ensino é estreito. Um dos pedidos feitos pela comunidade à administração já foi atendido, a colocação de tapumes para que os alunos não tenham acesso à obra nem sejam atingidos por nenhum material de construção.

A obra se faz necessária tendo em vista a alta demanda de alunos na Educação Infantil – zero a cinco anos. O município tem cerca de duas mil crianças com essa faixa etária em fila de espera por vaga. Um deles é o pequeno Pedro Arthur, de 1 ano e sete meses. A mãe, a enfermeira Liliane Gomes, 25, revela não saber o que fazer para resolver o problema. “Preciso trabalhar e não tenho com quem deixar ele. Já fui ver escola particular, mas custa R$ 600 por meio período”, lamenta.

Atualmente a escola atende 310 alunos com idade entre zero e cinco anos. Com a conclusão da obra, serão 450 novos estudantes. O desempregado Helber Beluci dos Santos, 20, comenta que o filho, Victor Hugo, 3, ficou um ano na fila de espera até conseguir vaga para estudar. “Tem muita criança aqui no bairro que precisa de escola e essa obra não fica pronta nunca”, destaca.

HISTÓRICO 

O histórico da problemática obra é longo. Os trabalhos tiveram início em 2005, no entanto, houve rescisão amigável do contrato dois anos depois. Com isso, a Prefeitura convocou a segunda colocada no processo licitatório para dar prosseguimento à ampliação, o que também não deu certo. Em 2008, houve nova rescisão de contrato e um ano depois foi iniciado novo processo licitatório.

A assinatura de contrato com a empresa que está tocando a obra atualmente – PCS Construção e Saneamento – foi realizada em 2010. Neste período, também foi necessário promover adequações no projeto, que teve de ser repensado para solucionar o problema de vãos livres na escola. A Prefeitura investiu R$ 2,7 milhões na ampliação.

A Prefeitura de Mauá informou ainda que determinou à empresa contratada que finalize a obra o quanto antes e que, caso isso não aconteça, a empresa pode sofrer sanções como multas, ou até ter o contrato rescindido. Nesse caso, nova empresa será contratada para realizar as obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;