Setecidades Titulo Homenagem
Caminhada no Jardim Oratório lembra vítimas do Tancão da Morte

Familiares e amigos fazem orações e ouvem funk, ritmo preferido dos cinco adolescentes mortos

Por Natália Regazzo
Do Diário do Grande ABC
03/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Meu filho deixou muita saudade. A homenagem mostra que a comunidade gostava muito dele. Espero que a tragédia sirva de exemplo para que não haja novas vítimas naquele lugar.”

Foi com lágrimas nos olhos que o pintor Roberto Carlos da Silva, 40 anos, pai de Douglas Roberto Santana da Silva, 17, o Xandão, participou ontem da caminhada em homenagem às vítimas da tragédia no Tancão da Morte, em Santo André, onde o jovem e mais quatro adolescentes morreram afogados na quarta-feira. Emocionados, moradores e familiares dos adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, mobilizaram-se para relembrar os ‘cinco anjos’, como diziam os cartazes que carregavam durante o ato.

Comovida com a iniciativa, a dona de casa Rutilane Martins, 34, tia do adolescente David de Moura Martins, 15, também morto no acidente, observava as mensagens de carinho. “Esse era o mundo deles. Amavam funk, gostavam de brincar na rua com os outros meninos”, relembra.

Para a prima de David, Isadora de Moura Martins, 14, a forma como os jovens morreram prova que a amizade ainda existe. “Eles não pensaram nada além de salvar um ao outro.”

A passeata durou 1h30, com concentração na Rua Rio de Janeiro e chegada na Praça Benedito Ferreira, onde foi realizada oração ecumênica. Não faltaram aplausos, e canções de funk ecoavam na caixa de som que acompanhava o público. “O ato serve também como protesto para chamar a atenção das autoridades para a falta de lazer dos moradores dessa região”, ressalta João Batista de Paula Lopes, 46, líder comunitário do bairro.

No dia do velório, o amigo da turma e cantor de funk Jefferson Santos Ferreira, 23, o MC Jeffinho, deixou registrado os nomes dos jovens com spray no asfalto da Rua Rio de Janeiro. A passeata também foi ideia dele, organizada pelo Facebook. “Nos conhecíamos desde a infância. Eles foram atrás de divertimento, já que não temos muitas opções por aqui”, salienta.

A missa de sétimo dia em homenagem aos garotos será celebrada amanhã, na igreja São José Operário (Rua Rio de Janeiro, 1.140, Jardim Oratório) às 19h30.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;