Internacional Titulo
Mais de 60 xiitas são mortos ou capturados em Diwaniya
Por Da AFP
09/04/2007 | 13:07
Compartilhar notícia


Mais de 60 milicianos xiitas morreram ou foram capturados em Diwaniya (180 km ao sul de Bagdá) durante os violentos combates travados desde sexta-feira com tropas iraquianas e americanas. O anúncio foi feito apenas nesta segunda-feira pelas fontes militares da força multinacional no Iraque.

"Os soldados iraquianos e da coalizão mataram ou capturaram mais de 60 terroristas", afirmou o general polonês Pawel Lamla, comandante da força multinacional na região.

Quase 3,3 mil soldados americanos e iraquianos começaram a entrar em Diwaniya na sexta-feira e enfrentaram os milicianos xiitas, em sua maior parte membros do Exército de Mahdi, a milícia do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, segundo o coronel americano Michael Garrett.

"Nós acreditamos que estão relacionados com o Exército de Mahdi. Ignoro se se trata de um grupo dissidente ou até que ponto são leais à milícia citada. Isto parece uma resistência organizada", destacou o coronel, antes de afirmar que operação ‘Águia Negra’ obteve entre 60 e 70% de seus objetivos.

O general Lamla recordou que a operação ‘Águia Negra’ é uma extensão do plano de segurança para Bagdá. "O novo plano de segurança começou em Bagdá, mas é um plano nacional. Será aplicado no Iraque", explicou.

Desde a entrada em vigor do plano de segurança para Bagdá, em 14 de fevereiro, os milicianos do Exército de Mahdi praticamente desapareceram das ruas da capital iraquiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;