Tecnologia Titulo
Dúvida do leitor: “Como zipar uma pasta?”
Sérgio Vinícius
Do 33Giga
15/09/2021 | 09:48
Compartilhar notícia


O leitor Daniel entrou em contato com o 33Giga com uma dúvida comum entre usuários de computador. A questão é “Como zipar uma pasta?“.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para  e suas questões podem ser respondidas

“Zipar uma pasta” é, basicamente, uma forma popular de compactar um conjunto de arquivos. Por meio desse artifício, é possível agrupá-los em um único documento (tornando mais fácil o envio e recebimento) e, mais do que isso, torná-los mais leves – programas do tipo “Zip” comprimem conteúdo  em geral.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A seguir, veja como zipar uma pasta em seu computador.

Antes de compactar um arquivo, é necessário ter um programa que faça isso. Há alguns pagos, gratuitos com limitações e outros 100% livres, disponíveis na internet. Todos eles funcionam bem – os mais famosos são WinZip e WinRAR. Um dos preferidos do 33Giga é o 7-ZIP, sem limitações ou custo.

Depois de baixar e instalar os programas em seu computador, o processo que se segue é bem simples. Veja como zipar uma pasta em seu PC.

  • Encontre a pasta que deseja compactar
  • Com o botão direito do mouse, clique sobre ela
  • Na janela que abre, aparecerá a opção de compactar, de acordo com o programa escolhido
  • Clique sobre ele e pronto: depois de alguns segundos, aparecerá o arquivo zipado em seu computador

Abaixo, veja os quadros de como zipar uma pasta (imagens são reprodução do 33Giga).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;