Economia Titulo
Taxa de empréstimo consignado para aposentados é reajustada
15/09/2005 | 00:35
Compartilhar notícia


Apesar da redução pelo Copom (Comitê de Política Monetária) da taxa Selic em 0,25 ponto percentual, os juros dos empréstimos consignados para aposentados foram reajustados, conforme atualização da tabela divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A tabela, disponível no site da Previdência, serve para orientar os aposentados e pensionistas sobre as taxas cobradas pelos bancos.

O reajuste foi puxado pelo Banco do Brasil, considerado pela Previdência Social o balizador das taxas desse tipo de crédito. O BB aumentou de 1,9% para 2% a taxa mensal cobrada para empréstimos com prazos de pagamento entre sete e 12 meses, e elevou de 2,2% para 2,4% a taxa para financiamentos com prazos entre 13 e 24 meses. O reajuste maior foi para empréstimos entre 25 e 36 meses, cujas taxas saltaram de 2,4% para 2,7% ao mês.

Até agosto, o Banco do Brasil cobrava a menor taxa de juros entre as 35 instituições credenciadas. Agora, perdeu a liderança para o banco Cacique, que cobra 1% pelos empréstimos com prazo de até seis meses para pagamento. O BB cobra 1,5% para esses empréstimos.

Segundo o INSS, outros bancos seguiram o movimento do BB, e os que não reajustaram as taxas criaram outras faixas de empréstimos com novos prazos e taxas mais elevadas, ou então mudaram as cobranças de tarifas, que também ficaram mais caras.

Um exemplo é o banco Pine, que reduziu a taxa de 1,7% para 1,6% ao mês nos empréstimos em até seis meses, mas em compensação a segunda taxa cobrada pelo banco (3,3% ao mês) passa a valer apenas para os empréstimos de até 23 meses e não mais até os 36 meses. Para períodos acima dos 24 meses, as taxas passam a ser maiores.

A Caixa Econômica Federal e o BMG continuam como as instituições que fizeram maior número de empréstimos. Os últimos dados do INSS revelam que, em julho, ambos respondiam por 63,9% do total das operações. O BMG havia feito 1,1 milhão de operações, num total de R$ 2,5 bilhões, e a Caixa, 842 mil operações, num total de R$ 2,4 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;