Setecidades Titulo
Esforço para subir à elite andreense
Por Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
05/02/2005 | 16:23
Compartilhar notícia


Todas as honras dos foliões da Beleza Pura, do Grupo B de Santo André, serão para ela durante os 60 minutos do desfile. Pudera: a operadora de telemarketing Eliane de Mello Reis, 24 anos, será a porta-bandeira principal e carregará o “coração” da escola, pavilhão que ostenta um elegante beija-flor. A grande responsabilidade parece não intimidá-la, ainda que, este ano, seja triplicada. Eliane também viverá na avenida a polêmica Xica da Silva, personagem escolhida pela agremiação para ganhar os jurados e voltar à elite do samba andreense. “Sempre tive esse sonho, o de ser porta-bandeira. É uma função difícil, mas é a recompensa por tantos anos de barracão. Ainda mais interpretando Xica da Silva ao mesmo tempo”, define.

Eliane será uma das sete porta-bandeiras que entrarão na Firestone neste sábado, a partir das 19h, no primeiro dia de desfiles do Carnaval de Santo André. São cinco escolas do Grupo B, mais uma pleiteante ao acesso e uma aspirante a pleiteante. Esforço, criatividade e muita vontade de brilhar no grupo principal são o combustível das duas mil pessoas que exibirão suas fantasias na avenida, com ou sem chuva.

A festa deste ano é marcada pela falta de dinheiro. Mas os otimistas dizem “que sonhar não custa nada”, como cantou em 1992 a Mocidade Independente de Padre Miguel, no Carnaval carioca. Eliane de Mello, a Xica da Silva da Beleza Pura, passou o ano inteiro sonhando com a noite de sábado, assim como outros integrantes que não deixam a tradição morrer. Ela está na escola há 10 anos, mas esse não é o único motivo para se sentir em casa na avenida. O irmão, Rogério, será o mestre-sala, guardião do pavilhão. “Minha tia e minha prima também são porta-bandeiras. É de família.”

Família, aliás, é a melhor definição para a edição 2005 do Carnaval de Santo André, segundo a presidente da Uesa (U-nião das Escolas de Samba de Santo André), Neuza Cavazzana Stocco. “É o Carnaval-Família em todos os sentidos. Primeiro porque queremos atrair pais, avós e filhos à Firestone. Teremos um esquema de segurança reforçado este ano. Com a falta de verba, as escolas terminaram os preparativos graças à mobilização da comunidade,” avalia.

A Prefeitura de Santo André vai repetir a receita do ano passado para garantir a segurança do público. Todas as pessoas serão revistadas antes de ter acesso à área do desfile. A arquibancada tem capacidade para 8 mil pessoas e estará aberta ao público a partir das 16h. É proibido entrar com bebida alcoólica na avenida. Mas nem por isso o Carnaval será a seco: barracas venderão cerveja – e só cerveja, reforça a organização –, além de comes e bebes. As linhas municipais de ônibus que passam pela região da Firestone operam em esquema 24 horas de sábado até a Quarta-Feira de Cinzas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;