Política Titulo Terceira via?
Chiquinho do Zaíra será candidato a vereador
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
06/04/2012 | 07:10
Compartilhar notícia
Sergio Alberti/Arquivo


Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PTdoB), será candidato a vereador de Mauá na eleição de 7 de outubro. A decisão já foi comunicada a aliados. O ex-prefeiturável, porém, só fará o anúncio oficial após a formalização da chapa majoritária da frente articulada por ele e intitulada de terceira via, o que deverá ocorrer até o dia 14 tendo o vereador Irmão Ozelito (PTB) e o empresário Paulo Bio (PV) em sua formação.

Desde 2011, Chiquinho tem encabeçado a costura para a criação de uma terceira via em Mauá capaz de fazer frente à tentativa de reeleição do prefeito Oswaldo Dias (PT) e à candidatura da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) ao Paço. Por várias vezes, declarou que o projeto deveria ser "sem vaidades", sempre deixando incerta sua participação na chapa ao Executivo.

Pesa na decisão o fato de ter perdido as últimas seis eleições que disputou, sendo três para prefeito e três para deputado. Em 2008, pelo PSB, foi quando esteve mais perto de chegar ao comando do Paço. No segundo turno contra Oswaldo, obteve 93.382 votos, ou 44% dos válidos.

Sua tentativa de retornar à Câmara (chegou a ser presidente da Casa nos anos 1990), no entanto, desagrada alguns de seus aliados de primeira hora, que o seguiram rumo ao PTdoB na esperança de conquistar mandato no Legislativo. Com alto potencial eleitoral, a candidatura de Chiquinho pode, no sistema de eleição proporcional entre coligações, gerar complicações às candidaturas de outros candidatos da provável união entre PTdoB e PTB.

Enquanto Bio e Ozelito ostentam a expectativa pela formação da chapa majoritária, Chiquinho do Zaíra assume de vez o papel de mentor da terceira via. "Já concorri bastante (a prefeito). Deixa os dois meninos acharem o que é o melhor. Meu papel agora é o de organizar as forças. Não tenho dificuldade de abrir mão para compor o grupo."

TERCEIRA VIA

Nesta semana, interlocutores de Paulo Bio espalharam pelos bastidores a informação de que o aliado será "candidato a prefeito ou nada". A empreitada soou como tentativa de reverter o cenário às vésperas do anúncio da formação da chapa, já que Ozelito desponta como o favorito para encabeçar o projeto, credenciado por votações expressivas em 2008, quando foi o segundo vereador mais votado, e em 2010, quando ficou como suplente em sua tentativa de se tornar deputado estadual.

O trio desconversa sobre o fato de a data limite escolhida para o anúncio corresponder ao mesmo número de legenda do PTB, de Ozelito.

Bio negou impor seu nome para encabeçar o projeto, mas, por outro lado, mostrou otimismo. "Tudo caminha para isso", considerou. "Até lá (dia 14), vamos trabalhar pela unidade do grupo", despistou, por sua vez, o petebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;