Economia Titulo
Indústria paulista cria 2,80 mil vagas em fevereiro, diz Ciesp
Do Diário OnLine
16/03/2006 | 18:17
Compartilhar notícia


O nível de emprego na indústria paulista teve alta de 0,14% em fevereiro em relação a janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). No período, foram criados 2,80 mil postos de trabalho, abaixo dos 8,14 mil registrados no mesmo mês em 2005.

De acordo com Boris Tabacof, diretor do Decon (Departamento de Economia) do Ciesp, esses não são números animadores. "Estamos nos contentando cada vez mais com resultados modestos. O clima na indústria é de desânimo e o resultado disso é que não estão sendo feitos investimentos produtivos que estimulariam o crescimento mais vigoroso do emprego" afirmou o diretor.

De acordo com o Ciesp, 53% dos setores pesquisados tiveram desempenho positivo em fevereiro, com destaque para material elétrico, eletrônico e de comunicações, que teve alta de 0,65%; confecção e artigos de vestuário (0,59%); e metalúrgica (0,19%).

Entre os destaques negativos estão os setores têxtil (0,53%), de produtos alimentares (-0,36%) e produtos de matérias plásticas (-0,18%). De acordo com Arcangelo Nigro Neto, diretor do Ciesp de Araraquara, o bom resultado do interior, que cresceu 0,68%, pode ser explicado em parte por uma mudança no perfil das indústrias da Grande São Paulo. "Com a especialização cada vez maior, muitas empresas reduziram o número de funcionários, boa parte desses trabalhadores migrou para o interior" afirmou.

Entre as regiões, os destaques ficaram com Araçatuba (7,78%); Presidente Prudente (3,24%); e Santa Bárbara d'Oeste (1,76%). Já as quedas mais expressivas foram registradas em Matão (-7,06%); Bauru (-3,49%); e São Caetano (-1,76%).

Para Tabacof, é preciso uma sinalização do governo de que esse será um ano de positivo para a indústria. "As empresas estão trabalhando na retranca. Com os juros ainda num patamar muito elevado e o dólar patinando na casa de R$ 2,20, não há como garantir que o emprego cresça em 2006 a taxas muito superiores que aquelas verificadas no ano passado", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;