Internacional Titulo
Chávez: Brasil e Venezuela não ‘brigarão’ por causa do etanol
Da AFP
11/04/2007 | 00:00
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, garantiu nesta terça-feira que as relações com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva não serão abaladas, apesar do acordo firmado entre Brasília e Washington para a produção de etanol.

"Não vamos brigar com o Brasil ou com Lula sobre este tema. Jamais brigaremos com Lula, jamais brigaremos com o Brasil. Nosso inimigo é o império americano", disse. "Não estão querendo o etanol como um aditivo. O que o império americano quer é a substituição da gasolina pelo etanol, e isto é uma loucura", assinalou Chávez. "É uma cortina de fumaça a proposta de substituir o consumo de gasolina pelo etanol, etanol produzido de milho.”

No início de março, Chávez criticou a produção do etanol, logo após Lula e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, firmarem acordos para promover esta alternativa ao petróleo. Chávez, que na ocasião visitava a Jamaica, afirmou que a produção em grande escala do etanol tem limitações "técnicas" e "éticas" e aconselhou o Brasil a utilizar suas terras para produzir alimentos.

"Saibam vocês que a Venezuela produz hoje três milhões ou um pouco mais de barris de petróleo diários, e para produzir três milhões de barris de etanol diários seria preciso plantar milho e cana em todas as terras existentes no mundo, incluindo as cidades", disse. "Nós teríamos que sair deste prédio e, até mais grave, estaríamos usando terras férteis, água, tecnologia, maquinário, fertilizantes, etc, não para produzir alimentos, mas para abastecer os veículos dos ricos".

"Colômbia, Brasil, Jamaica e a todos os países irmãos lhes digo, com muita humildade, que na Venezuela utilizamos terras para produzir alimentos para as pessoas. Na América Latina e no Caribe há cerca de 300 milhões de famintos", destacou Chávez no início de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;