Política Titulo
Mauá doará área para companhia da PM
Por Do Diário do Grande ABC
16/02/2005 | 13:52
Compartilhar notícia


Mauá terá uma nova sede para a 1ª Companhia da Polícia Militar do 30º Batalhão. Os vereadores aprovaram terça-feira em regime de urgência projeto do prefeito interino Diniz Lopes (PL) que autoriza a Prefeitura a doar ao Estado uma área de 1,25 mil m², na rua Cineasta Glauber Rocha,  bairro Cerqueira Leite, nas proximidades do Jardim Zaíra. O bairro é o mais o populoso de Mauá, com cerca de 70 mil moradores.

O subcomandante do 30º Batalhão da PM, major Paulo José Muniz de Oliveira, disse que verba de R$ 250 mil para a construção do prédio já consta do Orçamento estadual de 2005. Mas sua liberação dependia da aprovação do projeto que autorizou a doação da área.

Segundo o major, depois da aprovação em definitivo do projeto de lei haverá a abertura do processo licitatório para a contratação da empresa que construirá a nova sede. “A obra deverá ser concluída ainda neste ano”, disse Muniz.

A nova sede, segundo avaliação do comando da PM, será fundamental nas operações da polícia na cidade por conta da localização. Hoje só existe companhia de um lado da linha férrea. Com a construção, os dois lados terão batalhões da PM. “O atual prédio, no Centro, é pequeno e impróprio. Mauá cresceu muito nos últimos anos. Além disso, o ponto escolhido para a nova sede é estratégico por se tratar de um bairro populoso”, afirmou.

O vereador oposicionista José Luiz Cassimiro (PT) argumenta que a gestão passada, do petista Oswaldo Dias, é responsável pelo início do debate sobre o projeto da nova sede da PM. Entretanto, Manoel Lopes (PFL) contra-ataca dizendo que o governo anterior perdeu R$ 210 mil por não ter enviado à Câmara  projeto de doação de área. “A administração atual não perdeu tempo”, disse o pefelista.

O prefeito interino, Diniz Lopes (PL), que esteve terça-feira na Câmara, insinuou que faltou vontade política ao governo passado para enviar o projeto ao Legislativo. “Em 30 dias de governo já apresentamos o projeto de doação. Se não fizéssemos isso, corria-se o risco de perder a verba.”

Diniz prevê que com a construção da nova companhia do 30º Batalhão da PM poderá haver aumento no efetivo policial de Mauá. “O nível de criminalidade será reduzido, de modo a atrair novos investimentos e proporcionar o desenvolvimento da área a ser atendida por essa companhia.”

Mauá tem tomado várias iniciativas para diminuir a criminalidade, entre as quais a Lei Seca, que proíbe o funcionamento de bares entre 23h e 6h. Na cidade também há a integração da Guarda Municipal com as polícias Civil e Militar por meio de sistema de comunicação. As corporações são informadas, em tempo real, sobre os locais e horários das ocorrências, o que ajuda no mapeamento da criminalidade e permite a elaboração de ações para as regiões mais perigosas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;