Internacional Titulo Eleição na Rússia
Putin é declarado vencedor das eleições presidenciais

Presidente da Comissão, Vladimir Churov, disse que Putin
recebeu 45,1 milhões de votos, 63,75% em âmbito nacional

05/03/2012 | 04:16
Compartilhar notícia


O retorno ao Kremlin do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foi formalmente selado nesta segunda-feira. A Comissão Eleitoral Central anunciou oficialmente a vitória de Putin na eleição presidencial deste domingo.

 

O presidente da Comissão, Vladimir Churov, disse em uma coletiva de imprensa que Putin recebeu 45,1 milhões de votos, 63,75% dos votos em âmbito nacional, com base em uma taxa de participação de 65,3%.

 

O líder comunista Gennady Zyuganov ficou em segundo, com 12,6 milhões de votos, ou 17,2% do total, e o bilionário Mikhail Prokhorov obteve a terceira colocação, com 7,8% dos votos. Diante da expressiva margem de votos sobre Zyuganov, Putin evitou o segundo turno.

 

Putin disse a seus apoiadores, em um comício no domingo à noite, em Moscou: "Ganharmos em um pleito aberto e honesto". Contudo, a oposição denunciou o ex-espião da KGB de burlar as eleições, caracterizando o processo eleitoral de injusto, com violações generalizadas.

 

A oposição prepara um protesto em massa em repúdio ao resultado das eleições presidenciais, manifestação que deve ocorrer nesta segunda-feira, às 19 horas locais (12h em Brasília). O resultado mais baixo alcançado por Putin foi, de longe, na própria capital, com 48,7% dos votos. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;