Cultura & Lazer Titulo Recital
Recordando poesias

Lirinha traz amanhã recital intimista ao Sesc São Caetano

Daniela Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
27/02/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


O trabalho do pernambucano José Paes de Lira, o Lirinha, ultrapassa as fronteiras musicais. Seu talento e referência nas artes cênicas e na literatura já podia ser visto nas apresentações do Cordel do Fogo Encantado, banda da qual fez parte por mais de 10 anos.

Agora, paralelamente ao lançamento de 'Lira', seu primeiro CD solo, o cantor retorna à região e traz amanhã, às 20h, recital ao Sesc São Caetano. O evento será realizado de forma intimista com a leitura de textos que influenciaram sua carreira artística, como os do poeta recifense João Cabral de Melo Neto (1920-1999).

"A literatura foi minha primeira escola artística, desde quando declamava poesia lá em Arcoverde", explica. A cidade, localizada no sertão de Pernambuco, foi cenário para as rodas de recitais dos cantadores e violeiros que aconteciam na fazenda do avô de Lirinha. Os encontros abriram as portas para ele aprender a decorar versos e fazer rimas desde pequeno.

A música surgiu depois, mas sempre lado a lado com outras formas de arte. Além do recital, o trabalho literário do músico e poeta pode ser lido na adaptação do filme infantil 'Garoto Cósmico' e em 'Mercadorias e Futuro', seu primeiro livro lançado em 2007, que também gerou solo teatral de mesmo nome.

Lirinha esteve no Grande ABC no mês passado, quando passou por São Caetano e apresentou aos fãs da região composições encontrada em seu mais recente álbum. O show no Teatro Santos Dumont teve ingressos esgotados e mostrou um lado mais introspectivo do músico.

O recital que o traz de volta à cidade amanhã faz parte do projeto 'Arte na Sala de Estar', realizado pelo Sesc São Caetano e que visa aproximar o público de atrações e representantes da música, do cinema e da literatura.

Recital com Lirinha - Literatura. Amanhã, às 20h. No Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Ingr.: de R$ 2 a R$ 4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;