D+ Titulo Bissexto
Nascidos em 29 de fevereiro

Quem faz aniversário em ano bissexto, celebra
a data correta apenas de quatro em quatro anos

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
26/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Nesta quarta-feira, os nascidos em 29 de fevereiro têm muito o que comemorar. Após esperar quatro anos - a data aparece no calendário só em ano bissexto - vão festejar o níver no dia certo. Para Pedro de Carvalho, 11 anos, de São Caetano, todos os aniversários celebrados no dia 29 foram especiais. O de 2008 foi o mais marcante. Ele trocou a festa para curtir a ocasião em um orfanato. "Quis fazer algo diferente e foi legal. As crianças ficaram surpresas e aproveitaram muito." Neste ano, a data será passada com a família.

O garoto associa o aniversário à Olimpíada. "Não tem como esquecer." A família também fica ligada. "Tem ano que telefonam duas vezes no dia 29 e também em 1º de março." Pedro percebeu quando tinha quatro anos que seu níver não estava em todos os calendários. "Comemoro no dia 1º de março." Mas por que é assim? O dia 29 só existe em anos bissextos. Isso acontece porque a Terra leva 365 dias e seis horas para dar volta completa ao redor do sol. A cada quatro anos é feita a compensação, com o acréscimo de um dia, ou seja, o calendário passa a ter 366 dias.

Ângelo Barbosa, 15, de São Bernardo, costuma celebrar no dia 1º de março, mas quando tem dia 29 não abre mão de aproveitar. Neste ano, a celebração será no salão do prédio com o irmão, que nasceu dia 25. "Em anos bissextos, comemoramos juntos", diz o menino, cuja avó também nasceu no dia 29. Brincadeiras com a idade sempre rolam, mas Ângelo não liga e até faz piada dizendo que é novinho. Se levar em conta apenas os aniversários no dia 29 de fevereiro, Ângelo completaria 4 anos.

 

Tem mais

Não são só os aniversários dos nascidos em 29 de fevereiro que são comemorados a cada quatro anos. A Olimpíada, Copa do Mundo e eleições também acontecem nesse intervalo de tempo. Neste ano, será a vez dos Jogos Olímpicos marcados para julho, em Londres, na Inglaterra. Em outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores.

Em 2014 todos vão torcer pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, que será realizada no País. O período é escolhido para não coincidir com a Olimpíada. Outro evento será as eleições para escolher presidente, deputados estaduais, federais e senadores. Programe-se!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;