Internacional Titulo
Confronto no Iraque deixa 24 mortos e 200 feridos
Por Da AFP
04/04/2004 | 16:46
Compartilhar notícia


Vinte e quatro mortos e pelo menos 200 feridos: este foi o saldo deixado pelos violentos confrontos entre soldados espanhóis da coalizão e manifestantes xiitas radicais, travados este domingo, perto da base espanhola da cidade santa de Najaf, ao sul de Bagdá.

Os confrontos não se limitaram a Najaf, já que, em Amara, sudeste de Bagdá, quatro iraquianos morreram e oito ficaram feridos em choques entre partidários do jovem chefe radical xiita Moqtada Sadr e as forças britânicas. Nesses combates, os xiitas utilizaram fuzis kalashnikov e foguetes antitanques.

Além disso, em Sadr City, subúrbio xiita ao norte de Bagdá, várias pessoas ficaram feridas em confrontos entre forças militares americanas e partidários de Moqtada Sadr. Todas essas manifestações foram promovidas pelos partidários de Moqtada Sadr, que queriam protestar contra a detenção de um de seus chefes.

A base espanhola 'Al Andalus', em Najaf, foi atacada no início da tarde de domingo. Segundo o comandante Carlos Harradón, porta-voz da brigada espanhola Plus Ultra, que inclui soldados salvadorenhos, nicaragüenses e dominicanos, os atacantes se manifestavam para pedir a libertação de Mustafa Yaacoubi, detido pela coalizão.

"Marchávamos de forma pacífica e, quando chegamos perto da base espanhola, alguns manifestantes jogaram pedras contra os soldados, que dispararam para o ar e jogaram granadas ensurdecedoras", contou um dos manifestantes. "Manifestantes que estavam armados dispararam contra os soldados espanhóis, que responderam abrindo fogo contra a multidão", acrescentou.

Segundo Khaled Mohammad, 28 anos, membro do "Exército de Mehdi", a milícia de Moqtada Sadr, foram soldados iraquianos que abriram fogo e os espanhóis seguiram o exemplo. Os primeiros manifestantes do grupo foram atingidos mortalmente pelos disparos.

De acordo com Harradón, os partidários de Moqtada Sadr cercaram a sede do governo de Najaf e das Forças Iraquianas de Defesa Civil (ICDC, auxiliar do exército), custodiadas por soldados salvadorenhos que foram reforçados por militares espanhóis.

Ódio - Depois dos incidentes registrados em Najaf, Bagdá e Amara, o chefe radical xiita Moqtada Sadr convocou seus partidários a "aterrorizar seus inimigos", já que, segundo ele, as manifestações de rua são inúteis.

O líder espiritual dos xiitas, o grande aitolá Ali Sistani, por sua vez, pediu calma a seus seguidores para que os problemas que eles denunciam possam ser resolvidos através da negociação.

Outras ocorrências - Já em Bagdá, dois fuzileiros americanos foram mortos em ataques insurgentes distintos a oeste da cidade. Segundo comunicado do Exército dos Estados Unidos, um fuzileiro morreu em ação no sábado e o outro morreu neste domingo.

Em Kirkuk, no norte do Iraque, um carro-bomba explodiu neste domingo. Segundo a polícia, três pessoas ficaram feridas. O carro foi pego numa armadilha. O alvo parecia ser um comboio americano”, afirmou o coronel Burhan Taher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;