Setecidades Titulo Santo André
Área desapropriada na Gamboa
vira ponto de descarte irregular

No local, é possível encontrar sofás, malas de viagem
e restos de comida; lixo atrai ratos e cães abandonados

Caroline Garcia
Especial para o Diário
08/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


 

Montes de entulho das casas demolidas pela Prefeitura de Santo André na favela da Gamboa, somados ao lixo jogado pelos próprios moradores, têm causado a proliferação de ratos no bairro Paraíso. No local, são descartados de forma irregular sofás, malas de viagem, roupas, restos de comida e garrafas quebradas, entre outros detritos.

A Prefeitura alegou que o entulho das moradias demolidas – alvo de reintegração de posse – serve para prevenir que o local volte a ser ocupado, e que somente os detritros das demolições não geram aparecimento de ratos.

Alguns cachorros abandonados pelos donos que se mudaram após a reintegração continuam vivendo na favela, e dependem dos outros moradores e do lixo para ter o que comer. “Tento cuidar. Dou ração e já cheguei a dar remédio para verme. Mas minha casa é pequena, não tem como trazer todos para cá. São mais de 30 que vivem espalhados”, disse a dona de casa Ana Paula Vilas Boas, 39 anos.

Maria Josefa de Oliveira, a Zezé, 66, vende produtos de limpeza na Gamboa e ‘adotou’ o vira-lata Snoopy, que foi abandonado pelo dono. “Deixaram ele trancado em casa, mas conseguiu escapar. Dou ração e só não levo para casa porque moro de favor com a minha filha”, disse a aposentada.

Além dos cachorros, os ratos também se alimentam dos restos de comida. “Não podemos jogar a culpa só em cima da Prefeitura. Temos uma lixeira, mas os próprios moradores jogam lixo em qualquer lugar. Acaba criando rato e entrando dentro de casa”, falou Zezé.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;