Setecidades Titulo Patrimônio
Hospital São Caetano
é tombado um dia
antes da reinauguração

Complexo aguardava uma decisão do órgão de proteção do
patrimônio desde julho; plano era reabrir local em dezembro

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Conprescs (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Caetano) oficializou ontem o tombamento do edifício do Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio. O complexo, que será reinaugurado hoje, a partir das 10h, aguardava decisão do órgão de proteção do patrimônio desde julho.

O prédio pertencia à Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano, que tinha dívidas de aproximadamente R$ 60 milhões e encerrou as atividades em agosto de 2010. Desde então, a Prefeitura buscava saída para manter o empreendimento, antes que fosse adquirido por terceiros, que poderiam demolir o prédio e dar outra destinação ao terreno.

Na ocasião, foi feito leilão para venda do complexo, avaliado pela Justiça em R$ 38,7 milhões. Não houve interessados na compra. Uma semana antes um morador da cidade havia dado entrada no processo de tombamento do edifício, o que impedia qualquer tipo de alteração na estrutura. Desta forma, a Prefeitura assumiu a unidade e a transformou em hospital público.

O plano era reabrir o hospital em dezembro, mas houve atraso na reforma, feita com caráter de restauração, conforme a assessora especial de coordenação de Ações Sociais da Prefeitura, Regina Maura Zetone.

A partir de segunda-feira, a unidade passa a atender pacientes. Inicialmente, estarão disponíveis unidade de internação com 38 leitos, ambulatório de especialidades, com destaque para ortopedia e cardiologia, além de atendimentos nas áreas de gastroenterologia, neurologia, endocrinologia, hematologia, dermatologia, geriatria e clínica médica. Haverá ainda centro de diagnóstico especializado em cardiologia, bem como laboratório de análises, centro de diagnóstico por imagem e farmácia. No hospital também ficará a sede do Programa Saúde da Família dos bairros Centro e Santo Antônio.

Para Regina, o fato de o hospital ter apenas 58 anos (foi fundado em 1954) não significa que não tenha importância histórica e, mais que isso, social. "Dessa forma garantimos que um prédio que representa tanto para a sociedade de São Caetano nunca poderá ser demolido e terá de ter sua estrutura conservada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;